Diário do Comércio (MG) – A MRS Logística recebeu a autorização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para iniciar os testes operacionais do Terminal Siderúrgico do Horto Florestal, localizado na região Leste da Capital. Com até nove vagões circulando por dia, o equivalente ao volume de carga transportado por cerca de 30 caminhões, o terminal ferroviário promete ser uma alternativa para solucionar o trânsito no Novo Anel Rodoviário.
O novo terminal terá capacidade para movimentar aproximadamente 60 mil toneladas de carga por mês, em sua primeira fase. O projeto, com investimento privado de aproximadamente R$ 50 milhões, prevê uma área de armazenagem total de 12,2 mil metros quadrados (m²), incluindo área coberta.
A expectativa é de geração de cerca de 250 empregos diretos, além de promover a criação de novos negócios, impactando no aquecimento da economia em Belo Horizonte e região.
O secretário municipal de Política Urbana, Leonardo Castro, afirma que o terminal ferroviário é um empreendimento estratégico para a cadeia de suprimentos da indústria siderúrgica brasileira e promoverá a ampliação do uso do modal ferroviário. “Com isso, contribuímos para ganhos expressivos em eficiência logística, segurança e sustentabilidade”, completa.
Terminal permite intercâmbio de cargas entre ferrovias
A infraestrutura do Terminal Siderúrgico do Horto Florestal inclui uma balança rodoviária; ampla área de armazenagem para diversos tipos de carga e uma área administrativa integrada, com possibilidade de intercâmbio de cargas entre ferrovias.
Além disso, o espaço conta com um estacionamento e um sistema de segurança exclusivo; galpão de carga, descarga e armazenamento; fluxo interno de trens e caminhões; pórticos rolantes e uma área que já prevê expansão para duplicar a capacidade de carga.
O terminal será utilizado para receber, estocar e movimentar cargas de produtos siderúrgicos, como bobinas de aço, chapas, perfis e fio máquina. Ele também viabilizará a redução de gás carbônico (CO2) e também dos preços de produtos industrializados, em geral.
O empreendimento possui integração entre as malhas da MRS e da VLI Logística, assim como o modal rodoviário e está localizado a apenas cinco quilômetros do Centro da capital mineira, com acesso facilitado ao Anel Rodoviário. Ele é o primeiro terminal totalmente gerido pela MRS Logística.
A integração entre ferrovias e rodovias é viabilizada por meio de automações e sistemas tecnológicos que reduzem significativamente os tempos de permanência dos veículos dos clientes no terminal.
Terminal ferroviário vai integrar tecnologia e logística
A tecnologia desempenha um papel crucial no terminal, desde a entrada até a saída de carga. Os caminhões são monitorados por meio de rastreamento para garantir maior segurança e agilidade nos procedimentos de documentação necessários para o transporte.
Essa integração entre tecnologia e logística contribui para uma operação mais eficiente e ágil, otimizando o fluxo de mercadorias e serviços. O uso da tecnologia também contribui para a integração ferroviária entre as malhas da MRS e VLI.
Por meio de sistemas de rastreamento, os caminhões são monitorados, garantindo sua segurança e agilizando os procedimentos de documentação necessários para o transporte. Essa integração harmoniosa entre tecnologia e logística contribui para uma operação mais eficiente e ágil, otimizando o fluxo de mercadorias e serviços.
O Terminal Siderúrgico do Horto Florestal será equipado com maquinário de última geração, como empilhadeiras, eletroimã e pórticos rolantes, que são utilizados para otimizar as operações. Além disso, a infraestrutura do terminal conta com balança rodoviária, fluxo interno de trens e caminhões, estacionamento e um sistema de segurança exclusivo, garantindo uma operação eficiente e segura.
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