Contrato para ampliação de trecho do VLT em Salvador é assinado; veja o que muda

G1 – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, nesta segunda-feira (21), um aditivo contratual que amplia o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador até o bairro do Comércio. Antes, o projeto tinha como destino final a Calçada.

“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio”, disse o governador.

Também nesta segunda, Jerônimo Rodrigues lançou edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3, para as obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto.

Segundo o governo, um investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e a região do Terminal de São Joaquim e Hospital da Marinha.

Já o novo edital que trata da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT terá investimento previsto de R$ 446 milhões. O governo afirmou que os recursos virão do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual.

Entre as tecnologias previstas estão:

  • Wi-Fi gratuito em 35 pontos;
  • catracas com sistema de bilhetagem automática;
  • fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô;
  • câmeras de vigilância com inteligência artificial;
  • painéis digitais com informações em tempo real.

Obras de macrodrenagem no Uruguai

O governador também autorizou o início das obras de macrodrenagem do Canal Nilo Peçanha. Com investimento previsto de cerca de R$ 55 milhões, a intervenção vai beneficiar diretamente áreas como a Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai, frequentemente afetadas quando ocorrem enchentes.

Esse anúncio está no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, conhecido como Novo PAC. As obras vão abranger o trecho entre a Enseada dos Tainheiros, na região do Alagados III, até as proximidades da Feira do Curtume, na Calçada, passando pela travessia da Avenida Afrânio Peixoto, popularmente conhecida como “Avenida Suburbana”.

O objetivo, de acordo com o governo, é ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzir os pontos críticos de alagamento e melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cidade Baixa.

O VLT

O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões.

A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o governo do Mato Grosso. O governo baiano disse que economizou 37,5% em cada VLT.

Os antigos trens do subúrbio foram desativados em fevereiro 2021 para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram.

Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.

Além disso, os moradores, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 5,60.

As obras estão divididas em três trechos simultâneos ⬇️

  • Trecho 1: da Ilha de São João à Estação Comércio (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador
  • Trecho 2: de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2
  • Trecho 3: de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2025/07/21/contrato-para-ampliacao-de-trecho-do-vlt-em-salvador-e-assinado.ghtml

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