Valor Econômico – O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou nesta quarta-feira (30), que o governo federal está trabalhando para o corredor ferroviário Fico-Fiol a fim de viabilizar um novo modelo que permita levar o projeto ao mercado em 2026.
“A gente está defendendo que saia da concessão do corredor Fico-Fiol”, afirmou o ministro, no seminário “Logística no Brasil”, promovido pelo Valor, com oferecimento da Infra S.A e do Ministério dos Transportes, na sede da Fiesp, ao comentar os esforços para viabilizar a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) de forma independente e mais atrativa para novos investidores.
De acordo com Renan Filho, as tratativas para reconfigurar a concessão estão em estágio avançado e a expectativa do governo é conseguir realizar o leilão da ferrovia Leste-Oeste já no próximo ano.
“Isso está bem encaminhado. Eu espero que nós tenhamos uma solução. E, com essa solução dada, esperamos fazer no ano de 2026 um leilão de concessão da ferrovia Leste-Oeste”, destacou.
O ministro vê a nova modelagem como estratégica para ampliar a participação da malha ferroviária na matriz logística nacional e atrair capital privado para um projeto considerado vital para o escoamento da produção do Centro-Oeste.
“É um trabalho importante que nós vamos fazer e esperamos levar a concessão o ano que vem do corredor Fico-Fiol ao mercado para que a gente finalize, coloque de pé esse projeto tão importante para o desenvolvimento do Brasil”.
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar