ABC do ABC – O Metrô de São Paulo e a Skyrail São Paulo receberam na última segunda-feira (28) o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para uma visita às obras da futura Linha 17-Ouro. O evento reuniu, além do governador, o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, o vice-presidente sênior da companhia, Alexandre Baldy, e autoridades como Marco Antonio Assalve, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e Júlio Castiglioni, presidente Metrô.
Durante a visita, o governador percorreu o túnel de interligação do aeroporto à estação Congonhas, já concluído, e visitou a estação Washington Luís, onde embarcou no trem e seguiu até a estação Vereador José Diniz. Ele realizou o percurso a bordo de um dos trens da Skyrail, marcando um importante passo no avanço do projeto. Desde a retomada das obras da Linha 17-Ouro, em setembro de 2023, o Metrô de São Paulo vem avançando com importantes frentes de trabalho. O empreendimento como um todo (projetos, obras civis, sistemas e trens) teve uma evolução de mais de 22 pontos percentuais no período, passando de 61,22% para 83,69 %. Somente a parte de sistemas (elétricos, eletrônicos, telecomunicação, sinalização etc) avançou mais de 50 pontos percentuais.
“Estamos falando de uma tecnologia de ponta, que une inovação, eficiência energética e sustentabilidade, pensada para melhorar a vida das pessoas. Ver esse projeto ganhando forma, etapa após etapa, é motivo de orgulho e reforça nossa confiança no potencial do SkyRail como um novo modelo de transporte para São Paulo: moderno, limpo, seguro e alinhado às necessidades das grandes cidades do futuro”, afirma Alexandre Barbosa, Diretor Técnico da BYD Skyrail.
A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. O início da operação está previsto para 2026 e deverá beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia. “No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial para trazer mais conforto e mobilidade para os passageiros da zona sul da capital. Estamos avançando bem e com obras dentro do cronograma”, afirmou Tarcísio Freitas, governador do estado de São Paulo.
No total, o sistema de monotrilho contará com 14 composições e cada uma formada por cinco vagões. Cada composição oferece 114 assentos, sendo 21 em cada vagão das extremidades e 24 nos vagões centrais, e comporta até 616 passageiros, com espaços reservados para pessoas com deficiência. Atualmente, as duas primeiras composições do BYD SkyRail já chegaram ao Brasil e estão em fase de testes na via elevada. Outras duas composições já estão no porto de Santos, aguardando a descida para o pátio Água Espraiada, e as demais seguem em produção na China. Os novos trens são totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (controle de trens baseado em telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte.
Uma das principais inovações é a sua autonomia para percorrer até 8km com suas próprias baterias em caso de queda de energia de alta tensão (tração). Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar até 616 passageiros, oferecendo conforto com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.
O SkyRail é uma solução desenvolvida pela BYD para atender às necessidades de mobilidade urbana em grandes centros, com o intuito de diminuir o impacto urbano e modernizar a eficiência energética. A linha será integrada à frota de transporte metropolitano de São Paulo, conectando regiões estratégicas e promovendo fluidez no deslocamento entre a estação Morumbi e o Aeroporto de Congonhas, reforçando, mais uma vez, sua missão com o meio ambiente e o Brasil.
Fonte: https://abcdoabc.com.br/linha-17-ouro-trem-skyrail/
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