Estadão – O governo do Estado tornou oficial nesta sexta-feira, 11, o processo para a expansão da Linha 6-Laranja do metrô nos dois sentidos do projeto atual. Uma deliberação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) recomenda a assinatura de novo aditivo contratual com a concessionária Linha Uni para a seleção das áreas que serão desapropriadas. Serão dois novos trechos, sul e norte, com seis novas estações. O trecho sul vai estender a linha até o bairro da Mooca.
Procurada pela reportagem, a concessionária Linha Uni informou que, nesse momento, o assunto deve ser tratado diretamente com o governo.
A Secretaria de Parceria em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) disse, em nota, que a fase 3 de extensão da Linha 6-Laranja está em análise pela Artesp, após estudos realizados pela concessionária. “O processo agora seguirá os trâmites necessários e, posteriormente, com a contratação, será possível definir os cronogramas de entrega dos demais estudos e projetos”, diz.
A deliberação n° 309 da Artesp, publicada no Diário Oficial desta sexta, recomenda a formalização do termo aditivo modificativo número 3 para elaboração e entrega dos estudos necessários para a análise de viabilidade da fase 3 e do tramo sudeste da Linha 6-Laranja do Metrô. A fase 3 inclui também a extensão da linha em direção à zona norte de São Paulo.
A deliberação recomenda ainda o estabelecimento das regras e diretrizes para desapropriação dos imóveis públicos e privados necessários à implementação da futura linha.
Também autoriza a concessionária a adotar as medidas necessárias para obter as licenças ambientais prévia e de instalação, bem como promover as alterações contratuais para a obra, incluindo os investimentos adicionais à concessão. Os valores ainda serão definidos.
Atualmente, a linha está em construção entre São Joaquim e Brasilândia.
Segundo a SPI, a fase 3 da Linha 6-Laranja contempla mais 6 km de trilhos e 6 novas estações: Morro Grande e Nova Campinas do lado norte, após a Estação Brasilândia, e Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, do lado sul, após a Estação São Joaquim.
A fase 3 vai permitir a integração com mais linhas do sistema, como a 10-Turquesa da CPTM e a 16-Violeta – essa ainda em fase de projeto.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou ter recebido solicitação de licença ambiental de instalação para a escavação de túneis da expansão da Linha 6-Laranja do metrô, incluindo a implementação de saída de emergência do Rio Pajeú. O pedido, registrado em 18 de julho, está em análise técnica.
1º trem foi entregue esta semana
Nesta quinta-feira, 10, o governo de São Paulo entregou o primeiro trem da Linha 6-Laranja do Metrô, que ligará as zonas norte e oeste ao centro da capital paulista. A cerimônia ocorreu no Pátio Morro Grande, na zona norte.
No total, serão 22 composições com seis carros cada, capazes de transportar até 2.044 passageiros entre a Brasilândia, na zona norte, e a Estação São Joaquim, no centro. A previsão é de que a linha atenda mais de 630 mil passageiros por dia.
A Linha 6 deve ser inaugurada parcialmente até o fim de 2026, no trecho entre Brasilândia e Perdizes. O percurso restante até São Joaquim está previsto para 2027.
Entre as estações mais adiantadas estão as de Perdizes, Água Branca e Santa Marina. Já foram instalados 19 km de trilhos ao longo do traçado da linha, que conta com 15 estações e 15,3 km de extensão operacional. Inicialmente, a Linha 6 fará integração com outras três linhas: a Linha 1-Azul, do Metrô de SP, na Estação São Joaquim; a Linha 4-Amarela, da ViaQuatro, na Estação Higienópolis-Mackenzie; e com os trens suburbanos da Linha 7-Rubi.
Fonte: https://www.estadao.com.br/sao-paulo/linha-seis-laranja-metro-expansao-plano/
Seja o primeiro a comentar