Quando fica pronta a Linha 6-Laranja? Veja o que falta para a inauguração

Mobilidade 360 – A pergunta que ainda ressoa entre os paulistanos é direta: quando fica pronta a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo? Após anos de paralisações e retomadas, o projeto finalmente avança para sua fase final, com a conclusão das escavações, início da instalação de trilhos e prazos definidos para testes e operação. O Governo de São Paulo prevê entregar o trecho entre Brasilândia e Perdizes no segundo semestre de 2026 e concluir o restante da Linha 6-Laranja até o fim de 2027.

O que é a Linha 6-Laranja

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai conectar a Brasilândia, na zona norte, ao centro de São Paulo, na estação São Joaquim, onde fará integração com a Linha 1-Azul. O trajeto atenderá importantes bairros como Freguesia do Ó, Água Branca e Higienópolis, oferecendo conexões com as linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante.

O objetivo é atender cerca de 630 mil passageiros por dia útil, oferecendo uma redução significativa no tempo de deslocamento. O percurso entre Brasilândia e São Joaquim, que pode levar até 90 minutos por ônibus, será feito em cerca de 23 minutos pelo metrô.

Escavações já foram concluídas

As escavações com tuneladoras (os chamados “tatuzões”) foram finalizadas em março de 2025, conforme confirmação da LinhaUni, concessionária responsável pelo projeto. Esta etapa, considerada uma das mais complexas da obra, marca o início dos trabalhos de finalização estrutural das estações, instalação de trilhos e sistemas elétricos.

Estações como Santa Marina, Sesc-Pompeia e Água Branca já apresentam alto grau de execução, com estruturas internas, passarelas e plataformas em estágio avançado.

Tecnologia, trens e testes

Os trens da nova linha serão automatizados, com seis carros por composição, capacidade para mais de dois mil passageiros e velocidade de até 90 km/h. O sistema de controle será do tipo CBTC (Communication-Based Train Control), que permite maior regularidade, precisão e intervalos curtos entre trens, inicialmente de dois minutos.

O primeiro trem da frota será entregue no segundo semestre de 2025 no pátio Morro Grande, também em fase de conclusão. A partir daí, serão iniciados os testes com trens e sistemas.

Cronograma atualizado da Linha 6-Laranja

EtapaPrevisão
Conclusão das escavaçõesMarço de 2025 (concluído)
Instalação de trilhos e sistemasMarço a dezembro de 2025
Início dos testes operacionaisSegundo semestre de 2025
Inauguração parcial (Brasilândia a Perdizes)Outubro a dezembro de 2026
Conclusão total (até São Joaquim)Até o final de 2027
Estação Saracura (linha 14 Bis)Previsão para 2029

Investimento e concessão privada

A Linha 6-Laranja é operada pela empresa espanhola Acciona, por meio da concessionária LinhaUni. O investimento estimado ultrapassa R$ 15 bilhões, com participação de recursos do BNDES e de fundos internacionais. A obra é realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sendo a primeira linha subterrânea do Brasil completamente administrada pela iniciativa privada.

Conclusão

A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo segue em ritmo acelerado, com a finalização das escavações e avanço nas obras estruturais. A previsão é de que o trecho entre Brasilândia e Perdizes comece a operar no final de 2026. A linha completa, incluindo a integração com a Linha 1-Azul na estação São Joaquim, deve estar pronta até o fim de 2027. A estação Saracura, que faz parte da futura Linha 14-Bis, será entregue separadamente, com previsão para 2029.

Quando inaugurada, a Linha 6-Laranja transformará a mobilidade urbana de São Paulo, encurtando distâncias, melhorando a integração do transporte público e aliviando o tráfego nas vias da cidade.

Fonte: https://mobilidade360.com.br/2025/06/30/linha-6-laranja-metro-sao-paulo-inauguracao-2026-2027/#google_vignette

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0