Metrô CPTM – A ViaQuatro, concessionária pertencente à Motiva Trilhos, divulgou suas estimativas de economia com custos referentes aos processos de manutenção em trens da Linha 4-Amarela em São Paulo.
A empresa optou por realizar a revisão geral de truques, estrutura presente na parte inferior de cada carro de passageiros e que inclui as rodas, a suspensão, os motores e o sistema de freios, nas suas instalações no Pátio Vila Sônia, na Zona Oeste da capital paulista.
Essa decisão evitou custos com o transporte e execução das tarefas em terceirizadas ou contratadas externas, com uma diminuição na ordem de R$ 82 milhões nas despesas até o final da concessão da linha 4, prevista para 2040.
Da frota total de 29 trens, a Fase I contemplou as primeiras 14 unidades e ocorreu no ano de 2019, antes da pandemia, em razão da frota atingir 1.2 milhão de quilômetros rodados.
Nestes trens, as equipes de manutenção realizaram além da revisão dos truques o reparo de inversores de tração e energia, motores de tração, compressores de ar comprimido, válvulas pneumáticas, ajustes gangway (passagem entre carros), pantógrafos, baterias elétricas, entre outros.
Este trabalho interno garantiu a futura revisão em um tempo maior de quilometragem rodada, adicionando 240 mil quilômetros de vida útil, elevando o tempo projetado da manutenção pesada aos 1.440 milhão de quilômetros, o que deve ocorrer em setembro de 2026.
De acordo com a ViaQuatro, essa medida representa um ganho não só financeiro, mas também na integridade dos trens e via permanente por onde o atendimento ocorre desde a estação Vila Sônia, até a Luz, no centro de São Paulo.
Projeto foi expandido para o setor ferroviário
No ano de 2024 a Motiva Trilhos levou a ideia para o transporte ferroviário ao instalar no Pátio de Presidente Altino em Osasco, uma nova oficina de truques para atender a frota de trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
O local abriga uma espécie de “linha de montagem”, permitindo diferentes processos na manutenção de truques, rodeiros e outros itens importantes de cada trem, diminuindo o tempo em que cada composição ficará parada devido às revisões necessárias.
Na ocasião, este site conheceu de perto os novos equipamentos implantados no setor de manutenção da concessionária.
Seja o primeiro a comentar