G1 – Uma pesquisa realizada pela ViaMobilidade apontou queda em todos os indicadores de qualidade na Linha 9-Esmeralda, operada pela própria empresa. Em abril de 2021, a empresa venceu o primeiro leilão de transporte sob trens realizado pelo governo paulista na história do estado.
O levantamento, feito com passageiros em abril deste ano, apontou queda em todos os oito quesitos analisados, incluindo conforto, segurança, confiabilidade e condição de embarque. A acessibilidade foi o aspecto com pior avaliação.
O estudante Felipe Longuinho é cadeirante e depende de uma rampa móvel para conseguir embarcar no trem da Linha 9-Esmeralda, da ViaMobilidade.
Ele só consegue acessar o vagão com a ajuda de um agente de segurança que posiciona a estrutura para vencer o vão e o desnível entre o trem e a plataforma. Mas nem sempre tem alguém por perto.
“Eu não consigo nem colocar a mão na porta ou avisar o condutor do trem para esperar um minuto”, conta o estudante. “Preciso que as pessoas vejam minha situação e chamem o segurança.”
Na Estação Berrini, o elevador logo após as catracas está quebrado. Segundo uma passageira, o equipamento não funciona há cerca de um ano.
Sem o equipamento funcionando e sem escada rolante, restam três lances de escadas para os passageiros com mobilidade reduzida.
Índice de satisfação
O índice geral de satisfação da Linha 9-Esmeralda caiu para 53 pontos — quatro a menos que a pesquisa anterior e abaixo do mínimo estipulado em contrato de concessão, que é de 57 pontos. A pesquisa é feita semestralmente por meio de questionários com os passageiros.
A ViaMobilidade assumiu as operações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda há três anos e meio e afirma ter investido cerca de R$ 4 bilhões em melhorias desde então.
Apesar dos dados negativos, a empresa afirma que o cenário deve melhorar.
“Temos 60% dos nossos clientes avaliando o sistema como bom ou muito bom”, diz André Costa, diretor das Linhas 8 e 9. “Percebemos que, com o uso, surgem novas necessidades. Os investimentos que já foram feitos e os que virão devem surtir efeito.”
Já na Linha 8-Diamante, a pesquisa mostra uma melhora: todos os oito quesitos avaliados apresentaram avanço, com destaque para a comunicação com os passageiros e para o funcionamento do ar-condicionado.
A Linha 8 chegou a 62,9 pontos em abril, sete a mais que na pesquisa anterior. Ainda assim, o número segue abaixo do mínimo exigido em contrato, que é de 70 pontos.
Em nota, a ViaMobilidade afirmou que comprou um novo motor para o elevador na Estação Berrini e que o equipamento deve voltar a funcionar até o fim da próxima semana.
Já o governo estadual afirmou que fez mudanças administrativas e que passou contratos para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para melhorar o acompanhmento da concessão.
O que é a ViaMobilidade?
A ViaMobilidade é um consórcio de empresas formado pela CCR – que administra rodovias – e a Ruas Invest Participações, ligada ao grupo que opera linhas de ônibus na capital paulista.
Em abril de 2021, o consórcio venceu o primeiro leilão de transporte sob trens realizado pelo governo paulista na história do estado.
Na época, o consórcio ofereceu a maior oferta privada pelas duas linhas: R$ 980 milhões de outorga fixa. O valor foi 202% aos R$ 323,9 milhões previsto pela antiga gestão de João Doria e Rodrigo Garcia (PSDB).
Com a vitória, a ViaMobilidade ganhou o direito de administrar e explorar os dois trechos por 30 anos, se comprometendo a fazer investimentos de quase R$ 4 bilhões.
Juntas, as duas linhas têm 79 quilômetros de extensão, 43 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia, número que representa 35% de todos os passageiros que usam a CPTM diariamente.
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