Metrô adia pela segunda vez recebimento de propostas para concessão do monotrilho da linha 15-Prata

O leilão da Linha 15-Prata do metrô de São Paulo sofreu
novo adiamento.

A data anterior era 26 de junho, quando foi adiada para
31 de julho. Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2018/06/16/metro-adia-recebimento-de-propostas-para-concessao-do-monotrilho-da-linha-15-prata/

 

O aviso saiu publicado no Diário Oficial do Estado de São
Paulo de sábado, dia 30 de junho. A nova data para recebimento e a abertura dos
envelopes passa para o dia 22 de novembro, na B3, antiga Bolsa de Valores de
São Paulo.

Como da outra vez, a justificativa foi a mesma: o volume
de questionamentos em relação ao edital feitos pelas empresas interessadas na
concorrência.

A concessão será por 20 anos e o critério para que a
empresa ou consórcio seja considerada vencedora do certame é o maior valor de
outorga. O lance mínimo para outorga é de R$ 153,3 milhões.

O monotrilho da linha 15, assim como outras linhas deste
modal, sofre atrasos em relação às primeiras previsões e vai ficar menor e mais
caro que os projetos originais.

Atualmente estão em operação apenas seis das 11 estações
previstas já após a mudança dos planos para o sistema de pequenos trens que
trafegam em elevados. Originalmente o projeto teria 18 estações e, em 2012, o
custo projetado para todas elas era de R$ 3,5 bilhões.

Agora, as 11 estações previstas, incluindo 15,3 km de
vias, que vão da Vila Prudente à Jardim Colonial, devem custar R$ 5,2 bilhões
com previsão de entrega total até 2021.

Em agosto de 2014, começou a operar em testes o trecho de
2,3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório. A operação comercial teve
início somente em 10 de agosto de 2015. Outras quatros estações foram
inauguradas para testes somente em 06 de abril de 2018: São Lucas, Camilo
Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

Foram descartados, sem previsão de retomada nos planos do
Estado, os trechos entre Hospital Cidade Tiradentes e Iguatemi e Vila
Prudente-Ipiranga.

Reportagem do Diário do Transporte de junho de 2016 já
mostrava que o modal ficou até 83% mais caro para a realidade das operações em
São Paulo. Relembre:

 

https://diariodotransporte.com.br/2016/06/03/monotrilhos-de-sao-paulo-ja-estao-ate-83-mais-caros-e-custo-do-quilometro-se-aproxima-do-metro/


Esse é o segundo leilão que a Secretaria dos Transportes
Metropolitanos do Estado de São Paulo realiza em 2018. O primeiro ocorreu em
janeiro, quando foram leiloadas as linhas 5 e 17 do Metrô. A vencedora foi a
CCR.

Em nota, a STM (Secretaria de Estado dos Transportes
Metropolitanos) disse que o certame foi postergado em mais 120 dias a pedido de
empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da
concorrência.

 

Confira a nota na íntegra:

 

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
(STM) informa que adiou para 22 de novembro o leilão de concessão da linha
15-Prata de monotrilho. O certame foi postergado em mais 120 dias a pedido de
empresas nacionais e internacionais do setor interessadas em participar da
concorrência, que afirmam ser necessário mais tempo para preparar a
documentação exigida na licitação.

O objetivo é conceder à iniciativa privada a operação e
manutenção da linha 15 pelo período de 20 anos. O valor do contrato é estimado
em R$ 4,5 bilhões. O edital da licitação está disponível no portal
www.stm.sp.gov.br. O leilão será realizado na sede da B3 (antiga
BM&FBOVESPA), no centro da capital. O lance mínimo para outorga é de R$
153,3 milhões. O critério de julgamento será o de maior valor oferecido, em
moeda corrente nacional, pela outorga fixa da concessão.

Para ampliar a concorrência a licitação é feita na
modalidade internacional. Todos os integrantes dos consórcios que formam as
Sociedades para Propósitos Específicos (SPEs) que atuam na área metroviária são
dotadas de competência para participar.

Com tecnologia de monotrilho, a linha 15-Prata, funciona
desde agosto de 2014 entre as estações Vila Prudente e Oratório, ao longo de
2,9 km, contando com o pátio de manobra. Em abril foram entregues mais 5,5
quilômetros com as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila
União. Em julho será aberta a estação Jardim Planalto e em setembro devem ser
inauguradas as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. A última
estação será a Jardim Colonial, prevista para março de 2021. Ao todo, o Governo
do Estado investe R$ 5,2 bilhões.

 

– Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2018/07/03/metro-adia-pela-segunda-vez-recebimento-de-propostas-para-concessao-do-monotrilho-da-linha-15-prata/


Fonte:

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