Na esperança de barrar o fluxo de
caminhões pelas estradas, reduzir o poder de operadores privados e ainda cortar
as emissões de CO2, a Europa adotou um plano para cortar em 50% o uso das
estradas do continente para o transporte de mercadorias até 2050. Para isso,
investiu em apenas cinco anos mais de R$ 100 bilhões.
Mas, diante das dificuldades
regulatórias, do custo ainda elevado de certos trechos e da lentidão no
transporte dos trens, tem registrado sérias dificuldades para implementar sua
estratégia.
Em 1992, a UE estabeleceu como princípio
que iria trabalhar ao longo dos anos para reverter a predominância da rodovia
como principal meio de transporte de cargas na Europa. Em 2001, foi
estabelecido que os governos europeus se comprometeriam inicialmente a não
permitir um aumento do transporte de cargas pelas rodovias, em comparação às
ferrovias.
E, em 2011, uma estratégia foi
estabelecida de transladar 30% do que hoje passa pelas rodovias aos trens até
2030. Para 2050, 50% da carga terá de ir via rodovias em trajetos de mais de
300 quilômetros. Para chegar a esse objetivo, foi estabelecido que apenas a
Comissão Europeia destinaria ¤ 28 bilhões em investimentos.
Dificuldades. No entanto, documentos da
Corte de Auditoria da Europa, uma espécie de Tribunal de Contas da União,
apontam que a estratégia tem tido sérias dificuldades para ser implementadas.
“O desempenho do transporte ferroviário na UE continua insatisfatório”,
destaca.
Segundo o levantamento, não houve uma
aumento de participação dos trens no total de carga transportada entre 2000 e
2016. Entre 2011 e 2016, a taxa de transporte ferroviário chegou mesmo a cair,
ainda que marginalmente.
Por falta de uma regulamentação única
entre os 28 países do bloco, obstáculos administrativos e demoras ao passar de
um território a outro estariam entre os principais motivos da lentidão em mudar
o modelo de transporte do bloco. Hoje, por conta da burocracia e falta de
harmonização de leis entre os países, a média de velocidade de um trem de carga
é de apenas 18 quilômetros por hora em certos trechos.
Malha. Atualmente, a Europa conta com
216 mil quilômetros de linhas ferroviárias. Mas, diante da burocracia,
exportadores ainda acham no transporte rodoviário uma opção mais econômica.
O resultado é que, hoje, a cada tonelada
de carga transportada por trem, três são levadas por caminhões pela Europa.
A participação dos trens passou a ser de
17,8% e, para os auditores, a atual realidade “coloca em risco a meta da
Comissão Europeia de transladar 30% do transporte de cargas por rodovias para
os trens até 2030”.
Se a média ainda é considerada como
baixa, alguns países se destacam. Na Áustria, mais de 42% da carga é feita por
meio trens, enquanto a fatia chega a 60% na Letônia. Na Suécia, ela chega a
38%, contra 23% na Alemanha.
No lado oposto estão países como a
Irlanda (1,1%), Grécia (1,2%), Espanha (4,6%) e Portugal (6%).
Fora da União Europeia, a Suíça que é
considerada como um modelo. O país dos Alpes conta com o trem para 48% de seu
transporte de carga, inclusive o correio.
A alta proporção foi gerada por conta de
pesadas taxas sobre caminhões, a impossibilidade do trânsito de caminhões aos
fins de semana, subsídios para trens e limites para o peso a ser circulado
pelos Alpes.
Ao mesmo tempo, 5 mil quilômetros de caminhos
permitem uma frequência de 140 trens por cada linha por dia por meio de 671
túneis e 6 mil pontes.
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