Prometida para março, estação Oscar Freire abrirá com apenas um acesso

Na pressa em inaugurar estações antes
do final do prazo de descompatibilização do cargo (7 de abril), o governador
Geraldo Alckmin deve abrir a estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, com
apenas um acesso pronto. A estação, localizada na avenida Rebouças, terá duas
entradas, a principal, do lado dos Jardins, e uma secundária, do lado de
Pinheiros. É justamente esse acesso que está atrasado.

Como mostram imagens feitas pelo blog
nesta quarta-feira (28), o poço por onde está sendo construído o acesso ainda encontra-se
num estágio inicial, aguardando o revestimento definitivo. Outra parte dele
ainda será escavada para permitir que haja espaço para instalação das escadas e
elevadores.

A consequência disso é que os usuários
da futura estação terão de atravessar a movimentada avenida para acessá-la. E
isso por um bom tempo afinal o segundo acesso deve ficar pronto apenas nos
próximos meses (o blog consultou o Metrô sobre o prazo mas ainda não obteve
resposta).

A confirmação que Oscar Freire abrirá
com apenas uma entrada surgiu nesta quarta-feira no Diário Oficial. Na
publicação, um relatório da Secretaria dos Transportes Metropolitanos cita o
fato num trecho em que explica as metas da implantação da linha:

“Higienópolis-Mackenzie: Jan/2018;

Oscar Freire (Parcial – com Acesso
Jardins): Mar/2018;

São Paulo-Morumbi: Jul/2018;

Vila Sônia: Dez/2019;

Pátio Vila Sônia (Complementação):
Ago/2018.”

Apesar da previsão e diante dos
seguidos atrasos em diversas obras, há o risco de Oscar Freire acabar sendo
aberta posteriormente. Pelas imagens de hoje, ainda há muito trabalho pela
frente mesmo no acesso principal.

 

Acabamento ruim

 

A pressa em abrir estações num ano
eleitoral tem causado algumas situações embaraçosas para o governo. No jornal
Bom Dia São Paulo da TV Globo, por exemplo, foram mostrados vários problemas de
acabamento nas estações Brooklin, Alto da Boa Vista e Borba Gato, inauguradas
em setembro do ano passado. De pisos quebrados, a infiltrações e elevadores e
escadas inoperantes, fica claro que a correria final para finalizá-las
prejudicou a qualidade da obra.

O blog pode atestar isso por ter
visitado a estação AACD-Servidor, que ficou pronta dentro do prazo e ainda não
abriu. A qualidade do que se vê ali é bem superior à Borba Gato, por exemplo.
Mesmo na Linha 4, a abertura de Higienópolis-Mackenzie só foi possível porque a
construtora instalou peças de plásticos em locais onde deveriam ter sido usados
vidros, que estavam com a entrega atrasada.

Fonte:

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