Rumo celebra 150 anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Sessão solene na Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo lembrou as origens de uma das principais
vias férreas do País, que hoje integra a Malha Paulista, sob concessão da
Companhia.

A Rumo, maior companhia logística de
base ferroviária do Brasil, participou na manhã desta segunda-feira (dia
19/02), de uma sessão solene para celebrar os 150 anos de fundação da Companhia
Paulista de Estradas de Ferro (CPEF). Seus trilhos hoje fazem parte da Malha
Paulista, sob concessão da Rumo desde abril de 2015. O evento realizado na
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) contou com a presença de
lideranças políticas, especialistas do setor e historiadores.

“Há 150 anos, em 30 de janeiro de
1868, no mesmo local de nascimento da cidade de São Paulo, o Pátio do Colégio,
nascia um dos mais lembrados ícones da constelação ferroviária americana e do
empreendedorismo pátrio”, lembrou Sérgio Feijão Filho, diretor da Associação de
Preservação da Memória Ferroviária (APMF). “A constituição da CPEF marca o
início do ferroviarismo genuinamente paulista, concebido e empreendido por
paulistas e brasileiros”.

O presidente da Associação Brasileira
da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, fez um retrospecto da
importância histórica da Companhia: “Seu primeiro trecho, entre Jundiaí e
Campinas, foi inaugurado em 1872 e levou apenas dois anos para ser construído.
Em 1880, ao chegar a Rio Claro e Mogi Guaçu, já somava 223 quilômetros em
bitola larga. Em 1892 adquiriu a bitola métrica de Rio Claro a Araraquara e
Jaú. Alargou a bitola, eletrificou os principais trechos e inovou na
administração e na operação. Com o rigor nos serviços, expresso pela
pontualidade, segurança e conforto, foi denominada ferrovia-padrão no mundo”.

 

Renovação da Concessão

 

Atualmente, a Rumo está em avançada
negociação com o governo brasileiro para renovar antecipadamente a concessão da
Malha Paulista, uma das quatro malhas ferroviárias sob sua gestão. Assim, o
contrato original, que termina em 2028, se estenderia por mais 30 anos, até
2058. Esse processo encontra-se em linha com o planejamento estratégico da
Companhia, que prevê cerca de R$ 6 bilhões em investimentos para ampliar a
capacidade da Malha Paulista em 150% – dos atuais 35 milhões de toneladas/ano
para 70 milhões de toneladas anuais.

“Os trilhos da antiga CPEF, que
começou fazendo o transporte regional de café, importantíssimo na época, hoje
têm uma dimensão muito maior”, afirma Fernando Paes, diretor-executivo da
Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, ressaltando a importância
da renovação da concessão. “A Malha Paulista transporta até Santos produtos do
próprio Estado de São Paulo, mas também originários do Centro-Oeste e,
futuramente, da Ferrovia Norte-Sul. Trata-se, portanto, de uma ferrovia de importância
nacional”.

Guilherme Penin, diretor institucional
e de regulação da Rumo, explicou que, atualmente, do volume que chega à Santos,
70% vem por meio de rodovia e apenas 30% por ferrovia. “A Rumo tem um plano
estruturado para inverter essa razão, que envolve o aumento da capacidade da
linha-tronco da Malha Paulista e também a reativação dos ramais de Panorama e
Barretos, retomando o transporte regional”, diz Penin. “Esses investimentos são
fundamentais para que São Paulo consiga ter uma ferrovia à altura de sua
economia, da importância do nosso Estado e da relevância do Porto de Santos
para o comércio exterior brasileiro”.

 

Ações comemorativas

 

Durante o evento, foi exibido um vídeo
histórico sobre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que estará
disponível no Facebook da Rumo (https://www.facebook.com/rumologistica/). Desde
30 de janeiro deste ano, a empresa vem divulgando em suas redes sociais uma
série de posts em comemoração aos 150 anos de fundação da CPEF. O evento na
Alesp contou ainda com o descerramento de uma placa comemorativa, que será
fixada na assembleia. A sessão solene foi realizada por solicitação do deputado
estadual João Caramez (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar em Prol do
Transporte Metroferroviário (FTRAM).

Fonte: Portal Nacional de Seguros

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