O escoamento de grãos por ferrovias deve aumentar já em 2018
com a renovação antecipada de cinco concessões ferroviárias previstas pelo
governo federal para serem assinadas entre este e o próximo ano, segundo
estimativa o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
(Abifer), Vicente Abate, em nota divulgada nesta terça-feira, 26. “Atualmente,
as cargas agrícolas são responsáveis por aproximadamente 12% do transporte
ferroviário nacional e este porcentual deve crescer ainda mais com as
prorrogações”, afirmou. Outro fator responsável pela alta prevista é a
crescente produção de grãos do País, na avaliação de Abate.
Segundo a Abifer, as cinco concessões envolvem mais de 13
mil quilômetros de estradas de ferro e devem receber até R$ 25 bilhões em
investimentos nos próximos cinco anos. Elas começam a vencer daqui a 15 anos e
devem ser prorrogadas por mais 30 anos.
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A primeira delas é a Malha Paulista, operada pela Rumo
Logística, já em processo de audiência pública. O trajeto interliga São Paulo e
Minas Gerais, por meio de uma linha férrea com 1.989 quilômetros atualmente.
Depois será a vez da ferrovia da MRS Logística, com 1.674 quilômetros de
extensão e que conecta Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na sequência, virão a Estrada de Ferro Vitória-Minas (com
905 quilômetros, que atende o Espírito Santo e Minas Gerais) e a Estrada de
Ferro Carajás (com 892 quilômetros, que liga o Pará ao Maranhão), ambas
operadas pela VLI Logística por meio de concessão da Vale. Por fim, é apontada
a Ferrovia Centro-Atlântica (com 8.066 quilômetros que passam por Brasília e os
Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro
e São Paulo), também sob gestão da VLI.
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