A integração de passagens entre todas as 530 linhas de
ônibus e o metrô de Salvador começa a valer na quinta-feira (10). O anúncio foi
feito pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob),
Fábio Mota nesta quarta-feira (9).
Antes, a integração contemplava cerca de 500 mil pessoas e
estava disponível em 45% das linhas de coletivos do transporte público da
capital. Com o benefício, o usuário pode utilizar o metrô e o ônibus, no
intervalo de duas horas, e pagar apenas uma passagem. Para ter direito ao benefício,
o passageiro precisa usar o SalvadorCard, disponível nas modalidades meia passagem,
bilhete avulso e vale transporte.
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A passagem custa R$ 3,60. Conforme a prefeitura, a atual
tarifa entre os dois modais será dividida da seguinte forma: R$1,42 será
destinada às concessionárias de ônibus e o restante à empresa que administra o
metrô.
Reestruturação de
linhas
Conforme anúncio da prefeitura, com a integração de todas as
linhas de ônibus com o metrô, será necessária uma reestruturação do serviço. O
processo será feito de forma gradual, em quatro fases e, segundo a prefeitura,
será discutido com os cidadãos. Não foi divulgado um prazo para a conclusão das
mudanças, que devem começar a ser estudadas e debatidas já a partir de quinta.
De acordo com o secretário de mobilidade, Fábio Mota, o
projeto tem como base estudos feitos por técnicos municipais e de empresas de
consultoria. O objetivo das mudanças é aumentar a frequência das viagens em 50%
nos horários de pico e diminuir em 40% o tempo de espera dos passageiros e de
viagem.
Na primeira fase, está prevista a transformação da Estação
Acesso Norte – onde é feita a integração entre as linhas 1 e 2 do metrô – em
equipamento de transbordo nos moldes da Estação Pirajá, onde o passageiro entra
no terminal sem pagar a tarifa, mas é obrigado a pagar a passagem para embarcar
nos coletivos ou no metrô. Essa mudança, conforme a prefeitura, envolverá 77
linhas e 32 bairros, como Alto do Peru, Engomadeira, Sussuarana, Santa Mônica e
Stiep.
A segunda fase envolve a Estação Pirajá e terá a readequação
de linhas que fazem o mesmo percurso, extinguindo as que têm baixa frequência
de viagens. Também está prevista nessa etapa o reforço na frota de linhas em
corredores importantes da cidade. A medida envolverá 41 linhas e 29 bairros,
como Valéria, Cajazeiras, Engenho Velho de Brotas e Pau da Lima.
A terceira etapa será feita com a adequação de 25 linhas em
13 bairros, dentre eles a Ribeira, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Pituba e Boca do
Rio. A quarta fase terá a mudança das linhas que atendem às regiões da
Liberdade, Subúrbio, Campinas de Pirajá, Estrada Velha do Aeroporto,
Mussurunga, Aeroporto e Orla Norte. No total, serão envolvidas 63 linhas e 37
bairros, incluindo Caixa D’Água, Conjunto Pirajá, Canabrava e Cassange.
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