Duas boas notícias ainda a serem confirmadas pela CPTM: os trens da velha Série 1400, fabricados na década de 70, já não estariam circulando mais na Linha 12-Safira, segundo informações que circulam nas redes sociais. E também nelas está a imagem acima que mostra o primeiro trem da nova Série 9500, fabricada pela sul-coreana Hyundai-Rotem.
A foto, publicada pelo perfil Paparazzi Ferroviário no Facebook mostra a unidade 9505 em um dos abrigos de manutenção da CPTM ao lado de outros dois Série 8500. O adesivo aplicado na lateral da composição evidencia que ele está prestes a ser colocado em serviço, ele é o 118º novo trem da CPTM e deve ser colocado em serviço nos próximos dias, conforme rumores na internet.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Caso isso se confirme, a linha premiada será novamente a 7-Rubi. A razão é que, segundo a própria empresa, o 9500 será usado principalmente nela, conforme as poucas informações disponibilizadas. Coincidência ou não, um dos próximos Série 8500, também parte da mesma encomenda, porém, fabricados pela espanhola CAF, seguirá para a Linha 11-Coral – fato denunciado pelos estribos mais curtos.
Com a entrada em serviço do Série 9500, a Rotem, enfim, conseguirá superar os vários problemas que teve desde que venceu um dos lotes da concorrência de 65 trens lançada em 2013. Na época, a empresa se associou à IESA, de Araraquara, que seria responsável por finalizar a fabricação no Brasil. No entanto, o grupo brasileiro não honrou sua parte e a Rotem decidiu abrir uma fábrica própria no país, o que atrasou o início das entregas.
Quando passou a entregar os trens para a CPTM, vários problemas técnicos protelaram a liberação para operação, o que parece ter sido resolvido nas últimas semanas. Com a chegada do novo trem e a solução de outras panes na Série 8500, a empresa parece que poderá retirar várias composições antigas de circulação. Um sinal disso é a suposta aposentadoria da Série 1400.
Fabricados pela Mafersa em parceria com a americana Budd, os 17 trens da atual Série 1400 foram encomendas pela extina RFFSA. As últimas unidades estavam em serviço na Linha 12 nos últimos meses, mas teriam sido baixadas recentemente. Tudo leva a crer que outras composições antigas saiam de circulação nos próximos meses.
Seja o primeiro a comentar