Foi definido nesta quarta-feira (27) o traçado do trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul. A decisão foi tomada em reunião na sede da Valec, empresa pública de engenharia responsável pela obra. A Ferrovia Norte-Sul ligará Chapecó, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
No estado, o trem sairá de Iraí, ao Norte, e seguirá até o Porto de Rio Grande. Os trilhos passarão pelas cidades gaúchas de Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões. As informações são do deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PT). “Ainda temos algumas etapas a cumprir, mas a definição do traçado permite agilizarmos a concretização deste sonho”, comemorou o parlamentar.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O sonho da ferrovia Norte-Sul começou a ser construído há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. Ao todo, o projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul. A proposta é interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, conecetando quatro regiões e nove estados brasileiros. Atualmente, ela opera no trecho entre Anápolis (GO) e Palmas (TO), com 855 quilômetros.
Seja o primeiro a comentar