A Justiça mandou paralisar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em um trecho de Santos, no litoral de São Paulo. Em outras estações, o trabalho também está parado. Já em São Vicente, operários trabalham em alguns pontos da linha.
O trecho paralisado tem 2,3 km de extensão e fica entre o Canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias. O motivo da decisão foi uma alteração no traçado inicial do projeto. O Ministério Público (MP) entrou com uma ação para a paralisação dos trabalhos e a Justiça acatou.
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A decisão havia sido tomada em fevereiro, mas só foi colocada em prática na sexta-feira (13). A obra foi paralisada em função de ter sido disponibilizado, no Diário da Justiça de 13 de março, o acórdão que decidiu favoravelmente ao Ministério Público. Com a paralisação, será permitida apenas a conservação do trabalho e a segurança da obra. A decisão não inclui o trecho de São Vicente, que já tem boa parte do percurso pronta.
De acordo com o projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o VLT começa na Estação Barreiros, perto da Área Continental de São Vicente. A obra começou mas, segundo os moradores, está parada. “A última vez que eles trabalharam na obra pensamos ‘agora vai’. Mas já faz dois meses que está parada. Seria muito bom para a gente se já estivesse funcionando”, diz a auxiliar de enfermagem Eliana Oliveira.
As obras do VLT também foram interrompidas entre a Estação Mascarenhas de Moraes e o Terminal Barreiros, em face ao cronograma das obras do novo viaduto da Imigrantes, que passará sobre a linha. Por motivos de segurança, os veículos só seguirão até o terminal quando a obra do DER for concluída.
Na Estação Mascarenhas de Moraes, há muitos operários trabalhando na construção de uma área que servirá para mudar o VLT de via. As obras estão prontas até a Estação Emmerich.
O projeto prevê que a obra irá até a Praia do Itararé. Em Santos, no bairro José Menino, seguirá a antiga linha férrea, cruzará a Avenida Pinheiro Machado, seguirá pela Rua Marquês de São Vicente até a Francisco Glicério. Depois, cruzará o Canal 2, a Avenida Ana Costa até a Conselheiro Nébias. O VLT entrará na Avenida Afonso Pensa e seguirá até a Rua Batista Pereira, no bairro Macuco. O VLT deve transportar cerca 70 mil passageiros por dia. A ideia é fazer o percurso em, aproximadamente, meia hora.
Em nota, a EMTU informa que irá recorrer da decisão da Justiça até a próxima semana. A empresa não deu um prazo para a conclusão das obras, que prosseguem normalmente no trecho Barreiros – Porto, com o percentual de 95% concluído em São Vicente e 60% em Santos. A Operação Precursora, sem cobrança de tarifa, será iniciada até o final de março, em trecho a ser definido.
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