A Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais (EBT),
que controla os terminais de líquidos Ageo e Ageo Norte, no porto de Santos
(SP), está em busca de um sócio minoritário para as duas instalações, apurou o
Valor. A holding contratou o Santander para encontrar um interessado nos
terminais, especializados na movimentação de produtos químicos e petroquímicos
na Ilha Barnabé, onde se concentram as estruturas que escoam cargas dessa
natureza em Santos. Procurada, a empresa não respondeu ao pedido de entrevista
até o fechamento desta edição.
Segundo o Valor apurou, a busca por um parceiro integra a
estratégia de expansão da companhia, cuja atuação hoje está restrita ao cais
santista. Não tem relação com a obrigatoriedade de os terminais investirem R$
220 milhões até o fim de 2019, como contrapartida à renovação antecipada dos
arrendamentos feita pelo governo, que estendeu em 20 anos os prazos de
exploração das áreas no porto público. Tal mecanismo foi criado pela Lei dos
Portos, de 2013, para modernização do setor.
Apesar de terem contratos separados junto à autoridade
portuária (Codesp), Ageo e Ageo Norte têm uma gestão única, totalizando 113,8
mil metros quadrados de área no porto.
Dos quase R$ 220 milhões que deverão ser investidos, R$ 53,8
milhões são destinados à modernização da Ageo e R$ 165,3 milhões, à da Ageo
Norte. Serão alocados para aumentar capacidade de movimentação e eficiência.
Na Ageo, a capacidade estática deverá ser elevada em pelo
menos 33 mil metros cúbicos até o término de 2017, perfazendo 247,9 mil metros
cúbicos.
Na Ageo Norte, onde será feito o maior investimento, haverá
um novo layout. A oferta estática de tancagem deverá sair de 94,3 mil metros
cúbicos para 144,3 mil metros cúbicos. A empresa terá de construir um píer de
atracação com extensão e largura mínimas de 223 metros e 24 metros,
respectivamente; realizar a dragagem inicial do berço a ser construído para a
profundidade de 15 metros; e garantir a infraestrutura adequada à nova
profundidade pretendida para os berços do terminal, de 12 metros para 15
metros. Também deverá construir uma ponte de acesso, composta de rodovia para
circulação de veículos, passeio para pedestres e região para passagens de
linhas de tubulações para conexão com a plataforma de operações.
A Ageo e a Ageo Norte estão entre os primeiros arrendamentos
que tiveram os prazos de exploração prorrogados antecipadamente pela antiga
Secretaria de Portos (SEP), em 2014 e 2015, respectivamente. Receberam mais 20
anos: o período de exploração vai até 2041 e 2040.
Além dos arrendamentos, a EBT tem outro projeto para Santos.
Irá construir um terminal retroportuário nas proximidades do porto santista em
área própria. O empreendimento, denominado Terminal Santorini, prestará serviço
de movimentação de granéis sólidos e líquidos e de carga geral não
conteinerizada. Em abril a Cetesb emitiu a licença prévia do projeto.
A área total é de 834 mil metros quadrados, mas o terminal
propriamente ocupará cerca de 250 mil metros quadrados, pois 70% do local será
preservado. O empreendimento será construído modularmente, conforme a demanda
do mercado. O investimento inicial será de R$ 480 milhões, mas o empreendimento
terá um custo total de R$ 1 bilhão.
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