Não apenas a Alstom produz veículos leves sobre trilhos sem catenária, o chamado “Citadis”, mas também a Caf que fechou contrato com a empresa Luxtram, de Luxemburgo no valor de 83 milhões de euros.
A empresa espanhola vai produzir 21 veículos de alta capacidade, na qual o primeiro chegará na cidade no início de 2017. Os novos VLTs deverão servir a linha que ligará a Pont Rouge e Luxexpo, com previsão de operação também em 2017.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Transporte em Luxemburgo
O transporte no país europeu é um misto entre rodoviário, ferroviário e aéreo, além de hidrovias ao longo do rio Moselle, na fronteira com a Alemanha. A chegada do trem de alta velocidade (TGV) para Paris, trouxe a renovação da estação ferroviária da capital que leva o mesmo nome.
Operado pela Chemins de Fer Luxembourgeois (CFL), as ferrovias de Luxemburgo formam a espinha dorsal da rede de transportes públicos do país, ligando as cidades mais importantes. O comprimento total é de 274 quilômetros, embora fossem mais de 550 km no final da Segunda Guerra Mundial.
A capital ainda conta com um serviço de ônibus com cerca de 163 veículos que transportam cerca de 28 milhões de passageiros por ano (dados de 2007). Existem 25 linhas de ônibus regulares, além de serviços especiais de ônibus durante a noite.
Seja o primeiro a comentar