Evento comemora centenário de estação ferroviária em Lagoa da Prata (MG)

No mês de fevereiro a Estação Ferroviário de Lagoa da Prata completa 100 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, em parceria com o Coletivo Nexalgum, responsável por diversas ações culturais na cidade, realizam nesta sexta-feira (29), uma pré-comemoração. A partir das 18h30, vários shows com atrações locais serão realizados. Entre as atrações estão Cosmotron, Sandálias Arenosas e Open Bar no AA.

O terminal foi inaugurado no dia 29 de fevereiro de 1916 e é considerado responsável por levar um grande número de turistas e moradores para o município. Desde a década de 1980 a estação está sem os trilhos, pois a linha férrea foi retirada da área urbana e uma nova versão foi construída em outro local da cidade. O local é tido como o único patrimônio municipal em perímetro urbano.

Em 2013 o prédio passou por uma revitalização e desde então recebe intervenções culturais. Aulas de violão, pintura entre outras atividades são oferecidas gratuitamente. O espaço é mantido pela Prefeitura com a ajuda da Fundação Futura, que ajuda o governo municipal a manter o ponto histórico preservado.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Costa, por ser uma cidade jovem (77 anos), a população não teve a cultura de preservar seus patrimônios históricos. Por isso, comemorar o centenário do terminal ferroviário é tão importante. “Comemorar esse centenário para nós é muito importante, a estação tem um marco muito forte, de uma época que deixou saudade”, ressaltou o secretário.

Mais comemoração
No dia 29 de fevereiro, aniversário da estação, também serão realizadas algumas atividades. Logo pela manhã alunos de escolas municipais vão participar de um abraço simbólico, mais a noite serão entregues prêmios para todos aquelas pessoas que contribuíram para que o prédio ficasse de pé até hoje, e se tornasse referência cultural de Lagoa da Prata.

Também serão entregues prêmios para as pessoas que contribuíram para a manutenção do prédio, que se tornou referência cultural no município.

Fonte:  G1 Minas Gerais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0