A Ferrovia Tereza Cristina completou 18 anos de administração privada dia primeiro de fevereiro de 2015. De lá para cá, superou 49 milhões de toneladas transportadas, promoveu uma série de melhorias e aprimorou as operações investindo mais de R$ 53 milhões em modernização de locomotivas, vagões e equipamentos de oficinas, recuperação da via permanente, sinalização, segurança de passagens em nível, desenvolvimento de softwares de gerenciamento operacional, adequações ambientais, capacitação do quadro de colaboradores e em programas de Responsabilidade Social, voltados para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades lindeiras. A ferrovia passa por 14 municípios e possui uma malha de 164 km.
Seu principal desafio no momento é o de reerguer o modal ferroviário no Sul do Estado, com foco no transporte de carvão da região carbonífera para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. Já principal expectativa da FTC é a implantação dos projetos Ferrovia Litorânea e Ferrovia Leste-Oeste. Serão construídos importantes corredores de cargas, ao permitir ampliar o acesso ferroviário aos portos e ao extremo oeste do estado, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de Santa Catarina. Essa ampliação proporcionará o transporte de muitos outros produtos, como cerâmica, granéis agrícolas e minerais, fertilizantes, metalúrgicos e siderúrgicos, produtos frigorificados, madeiras e derivados, carga geral e contêineres.
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Nesses 18 anos de administração privada, a Ferrovia recolheu aos cofres públicos mais de R$ 142 milhões a título de concessão, arrendamento e tributos.
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