A Valor da Logística Integrada (VLI), subsidiária da Vale S/A, está concluindo a implantação do maior terminal multimodal para produtos siderúrgicos da América Latina, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Orçado em R$ 72 milhões, o empreendimento será utilizado no transbordo da produção de usinas no Vale do Aço e viabilizará a retirada de aproximadamente 300 caminhões da BR-381 diariamente.
O projeto denominado Terminal Integrador Santa Luzia compreende um galpão de 10.250 metros quadrados, pátio pavimentado, duas pontes rolantes, três pórticos e uma pera ferroviária. O terminal terá capacidade anual de 2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, como, por exemplo, chapas grossas, bobinas, entre outros. Além disso, 4 milhões de toneladas de insumos para as usinas passarão pelo empreendimento.
De acordo com a empresa, as cargas serão transportadas para o terminal pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), da própria VLI, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da Vale, por meio de um contrato firmado pelas duas empresas para transporte de carga geral. Do terminal na RMBH, as cargas serão transportadas de caminhão principalmente para cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
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Segundo a VLI, o objetivo principal é centralizar em Santa Luzia as cargas siderúrgicas provenientes do Vale do Aço e com destino para a RMBH, Antes do investimento os produtos eram distribuídos em diversos terminais. O projeto permitirá ganhos em produtividade e agilidade para a logística da região, reduzindo o tempo de atendimento aos clientes do segmento siderúrgico em 48 horas, informa em nota.
O uso do transporte ferroviário aumentará também o volume carga transportada com origem em Ipatinga e João Monlevade, com isso, o terminal contribuirá para a retirada de circulação de cerca de 300 caminhões pesados por dia da BR-381. Além disso, a melhor organização logística para o transporte dos produtos siderúrgicos também permitirá desafogar o ramal ferroviário de Belo Horizonte e melhorar o fluxo das demais cargas provenientes do interior do Brasil.
Empregos – De acordo com a empresa, foram gerados para a construção do terminal 280 empregos diretos e 680 indiretos. Já para a operação do terminal serão gerados 175 postos de trabalhos diretos e 580 indiretos.
A empresa de logística não revelou os clientes que serão atendidos. Porém, no Vale do Aço estão instaladas empresas como a Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A (Usiminas), com planta em Ipatinga, e a ArcelorMittal do Brasil, em João Monlevade.
A VLI compreende a FCA e a Ferrovia Norte e Sul, além de contratos de transporte com a EFVM e com a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A empresa opera também diversos terminais no país, como por exemplo, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, em Santos (SP).
Em Minas Gerais, a companhia é responsável pelo Terminal Integrador Araguari (TI Araguari), no Triângulo Mineiro, que é o segundo maior terminal de transbordo de grãos e recebimento e armazenagem de fertilizantes da América Latina. O TI Araguari tem capacidade de armazenar 120 mil toneladas de grãos. Além disso, 44 mil toneladas de fertilizantes podem ser armazenados no terminal.
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