Comprados pelo Governo do Rio para ampliar a capacidade de atendimento do metrô de 700 mil para 1,2 milhão de passageiros por dia, os trens chineses que começaram a ser entregues no primeiro semestre deste ano chegaram enferrujados. A informação é do jornal “O Dia”.
Em 28 e 29 de janeiro, 15 funcionários da empresa TTras removeram a oxidação das portas e do engate dianteiro dos trens.
O custo da remoção de ferrugem, segundo a Secretaria de Transporte, é de responsabilidade da concessionária CMC-CNR-CRC e não foi repassado aos cofres públicos.
A corrosão foi resultado de uma tempestade em alto mar, durante a viagem de 45 dias dos trens entre a China e o Brasil.
Peritos afirmaram que há materiais de acabamento que impedem a oxidação por 20 anos, mas que há indícios de que o material escolhido é de baixa qualidade.
À Folha a Companhia Estadual de Engenharia e Transportes e Logística afirmou que a oxidação foi totalmente retirada pela equipe técnica e que “não representa, de forma alguma, qualquer dano operacional atual ou futuro a essas composições”.
“Os demais lotes de trens chineses embarcaram envelopados, no porto da China, assim como virão os próximos seis trens a serem entregues até o final do ano de 2012.”
O investimento total do Estado na renovação da frota foi de R$ 320 milhões.
Seja o primeiro a comentar