A Caixa Econômica Federal liberou R$ 6,5 bilhões para o financiamento de 42 projetos de transporte em nove cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Entre os projetos habilitados estão a ligação entre o aeroporto de Congonhas e o metrô de São Paulo (Linha 17-Ouro); o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, conexão entre o Aeroporto e a Asa Sul da capital; os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; e o VLT de Fortaleza, ligando Parangaba a Mucuripe.
Nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador, foram contempladas as obras do BRT (Bus Rapid Transport), sistema de corredores de ônibus. Também foram aprovados financiamentos para Curitiba.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os empreendimentos serão financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Para liberação do dinheiro, ainda é necessária apresentação de documentos ao Tesouro Nacional para autorizar o endividamento de Estados e municípios envolvidos nos projetos.
As obras fazem parte do programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades e estão dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com a Caixa está previsto o financiamento de 48 obras de infraestrutura aeroportuária e de transporte nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa, o que inclui também Cuiabá, Natal, e Rio de Janeiro.
Seja o primeiro a comentar