Alckmin promete monotrilho entre SP e ABC em 2016

O contrato das obras da linha de monotrilho que vai ligar São Paulo a São Bernardo do Campo, no ABC, deve ser assinado em dezembro e a previsão é que a operação comece em 2016, segundo planejamento apresentado nesta quinta-feira (4) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O cronograma foi apresentado junto com o anúncio da abertura do prazo de 30 dias para consulta pública do edital da Linha 18-Bronze.


Na cerimônia, o governador disse que a recente onda de protestos na cidade ajuda a impulsionar a cooperação entre estado e União. O projeto contará com verba do governo federal e a cerimônia teve a participação do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). “Acho que as manifestações até ajudam, pois reforçam a prioridade da agenda que nós já tínhamos, agora, para poder ter investimentos com mais participação federal”, disse Alckmin.


A abertura da consulta pública do edital na linha entre capital e ABC foi o terceiro anúncio do governo estadual relacionado a transportes sobre trilhos nesta semana. Na segunda (1º) , Alckmin anunciou a previsão de entrega, com atraso, de duas estações da Linha 15-Prata do monotrilho e de uma da Linha 5. Na quarta (3), foi divulgado que a futura Linha 13 da CPTM vai chegar ao bairro Vila São João, em Guarulhos.


Linha SP-ABC


Tema central da agenda de Alckmin nesta quinta, o trecho da Linha 18 será construído em parceria público-privada (PPP), sob a responsabilidade do Metrô. O monotrilho vai ligar as estações Tamanduateí, na Zona Leste da capital paulista, e Djalma Dutra, em São Bernardo.


Com 13 estações, a linha terá 14,9 km de extensão operacional (de um total de 15,7 km) e deverá custar R$ 3,5 bilhões. Deste total, R$ 1,276 bilhão é de recurso estadual, R$ 400 milhões da União e o restante – R$ 1,861 bilhão ou 53% do total – virá da iniciativa privada.


“Se começar em dezembro, 30 meses para estar pronto tudo. Pode de repente antecipar alguma coisa, mas o completo [as 13 estações], 30 meses”, disse o governador.


Na primeira fase, a linha 18 atenderá os municípios de São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo. Ela terá como pontos de parada as estações Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal e Djalma Dutra.


Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, a previsão é que o edital para a concessão do monotrilho seja publicado em setembro, e o contrato, assinado em dezembro deste ano. De acordo com  o secretário  Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, inicialmente, 12 empresas demonstraram interesse em participar da PPP.


Ao todo, 26 trens irão atender diariamente cerca de 314 mil passageiros. O edital para consulta pública ficará disponível pelo período de 30 dias para recebimento de sugestões. Após esse período, o Conselho Gestor da PPP tem o prazo de mais 30 dias para aceitar ou recusar as sugestões propostas. As sugestões podem ser enviadas no site da PPP a partir de sexta-feira (5).


Para ao menos uma demanda já conhecida de moradores da região o secretário Jurandir Fernandes apresentou uma solução. Ela deve ser direcionada para moradores de um condomínio de alto padrão que está localizado próximo ao traçado do monotrilho no bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo.


“Ali, ou você faz alteração do traçado, ou você faz o envelopamento da via. Ela fica guardada, não tem barulho, não tem visão”,  afirmou. Uma das preocupações dos moradores é com a preservação da privacidade nos imóveis.


Manifestações impulsionam agenda


Além de ter apoio de verba federal, o anúncio desta segunda contou também com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Para Alckmin,  as recentes manifestações na cidade acabaram por reforçar a integração entre estado e governo federal.  “A parceria já existia, mas se tornou mais forte”, disse.


O prefeito de São Paulo disse que a obra é muito importante para a região metropolitana. “Vem em boa hora. Não foi pensada a partir das manifestações. Não deixa de ser uma boa notícia para São Paulo que sempre quis ter uma via de acesso rápido a São Bernardo do Campo. Vamos atrair investimento, atrair empregos e dar mais conforto àqueles que se locomovem pela metrópole”, afirmou.


Segundo Haddad, os esforços entre as diferentes esferas de governo foram importantes para tornar o projeto viável. “O sucesso depende hoje em colocar o interesse do estado acima dos interesses partidários”, defendeu.

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