VLT de Cuiabá terá mais quatro frentes de obras

Quatro novas frentes de obras de mobilidade urbana terão início no mês de janeiro deste ano na Grande Cuiabá, de acordo com a Secopa, no entorno do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal de transporte da Copa do Mundo. Ao todo, Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, somarão seis pontos em obras. Duas delas, sendo na trincheira da Avenida da Feb e do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já estão em andamento.


Dentre as novas obras previstas estão o viaduto da secretaria estadual de Fazenda (Sefaz), que terá 278 m de extensão. Segundo a Secopa, o elevado em formato de ferradura amenizará o tráfego na região onde circulam em média 2.700 veículos por hora, em horário de pico. A estimativa para a conclusão da obra é de seis a oito meses.


Interdição de avenida para obras de viaduto em Cuiabá começa no dia 7 Outro viaduto será construído em um trecho da MT-140, no eixo Centro – Coxipó. A obra terá 445 metros de extensão e será constituída de duas faixas de circulação, por sentido, para o tráfego geral e da via permanente do VLT.


As Avenidas 15 de Novembro e João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, também vão passar por obras de adequação para implantação do modal de transporte. Nos locais serão implantadas as estruturas necessárias para a passagem do VLT, composta pela rede aérea de tração, estações de integração e a via permanente.


De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander de Souza, as obras de mobilidade continuam dentro do cronograma e 2013 será um ano de inaugurações. Segundo o secretário, a previsão é que até dezembro deste ano, 80% das obras sejam entregues.


VLT


Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Feb, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos.

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