Rotas lendárias sobre trilhos

O avião pode ser rápido, mas nada substitui a magia de pegar um trem e acompanhar as mudanças de cenário passando pela janela. Para os apaixonados por locomotivas, poucas viagens exercem maior fascínio do que as rotas lendárias percorridas por trens de luxo. E nenhum deles é mais célebre que o Expresso do Oriente.


Pano de fundo de livros de Agatha Christie e Graham Greene, a rota foi criada em 1883 para ligar Paris e Istambul – passando por diversos países europeus, incluindo a Hungria e outros do leste. Os ambientes luxuosos atraíram um séquito de milionários e aristocratas. Mais do que atingir o destino, habitar o hotel seis-estrelas naquela atmosfera era a viagem.


Apesar de o serviço ter sido interrompido em momentos turbulentos e de as rotas terem sido alteradas diversas vezes, a locomotiva atravessou os séculos. Depois de uma reforma em 1982, continua na ativa.


Os 17 vagões transportam 148 passageiros. Com requinte em cada detalhe: da decoração art déco aos lençóis de linho, passando por copos de cristal e talheres de prata.
Até Veneza. Atualmente, a viagem de Paris a Istambul é feita só uma vez por ano, em agosto. Dá para ter um gostinho, porém, nas saídas mensais de uma noite que levam de Paris a Veneza. No Brasil, a TT Operadora (lufthansacc.com) vende essa viagem. Sem parte aérea, sai a partir de US$ 2.600 por pessoa em cabine dupla.


A empresa Orient-Express (orient-express.com), que comprou a mítica locomotiva, também opera o Eastern Express, trem que corta o Sudeste Asiático, passando pela Tailândia e pelo Laos.


Como um marajá. Um palácio sobre rodas. É essa a alcunha do indiano Maharajas Express (rirtl.com), que revive a história do país. Apesar de ser usado para viagens turísticas apenas recentemente, o trem pertenceu a um marajá, assim como uma série de outros no país.


Há alguns vagões que compõem uma única suíte, enorme. Nela, requintes como a torneira de ouro do banheiro convivem com a tecnologia. Na janela, passam cartões-postais como Bombaim, Agra e Delhi.


Para se sentir um marajá, basta fazer parte do grupo seleto que pode desembolsar a partir de US$ 9.369,00 por pessoa em cabine dupla, para o percurso de 11 dias – à venda no Brasil em operadoras como a Queensberry (queensberry.com.br).


Outros trens


Blue Train


Reis e presidentes africanos viajaram a bordo desse trem, que também carrega uma aura mística. A rota principal vai de Pretória à Cidade do Cabo, na África do Sul. Atualmente, dois trens estão em atividade: um acomoda 74 passageiros em 37 suítes e o outro 58 em 29 quartos. Uma das suítes tem até banheira. Site: www.bluetrain.co.Za


Great Brazil Express


Apesar da falta de tradição ferroviária, o Brasil também tem seu trem de luxo, que funciona desde 2008 no Estado do Paraná. Os ambientes esbanjam refinamento: a decoração evoca o Brasil colonial, com direito a teto pintado à mão com imagens da flora do País. O ponto de partida da rota é Curitiba. O roteiro de quatro dias passa por Morretes, Piraquara, Ponta Grossa e Irati, antes de chegar a Cascavel. A viagem é feita durante o dia, à noite os passageiros são instalados nos hotéis. Informações: serraverdeexpress.com.br


Transcantabrico


Pela janela, um quadro de montanhas e paisagens fantásticas do norte da Espanha. O trajeto liga Léon a Santiago de Compostela ou San Sebastian ao mesmo destino final. Depois de fazer a pé o caminho tido como místico, muitos peregrinos voltam de trem, usufruindo dos confortos a bordo. Mais: transcantabrico.com

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*