O novo trem-bala polonês importado da Itália entrou em fase de testes, mas por enquanto só circula a uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora.
Os primeiros testes foram na cidade de Bychowo. Os trens Pendolino podem alcançar a velocidades de até 230 quilômetros por hora.
Os maquinistas iniciaram os testes práticos depois de várias semanas de aulas teóricas.Entre os passageiros da primeira viagem estavam repórteres de vários jornais e emissoras polonesas.
Os jornalistas relataram que ficaram impressionados com o surpreendente silêncio dentro dos vagões em movimento. “Não há nenhum ruído, nem solavancos tanto na partida como na chegada às estações”, comentou o repórter do canal TVN 24.”Os passageiros podem conversar tranquilamente e o espaço das poltronas é bastante confortável”, acrescentou.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os maquinistas também elogiaram o trem-bala. “As primeiras impressões são muito positivas. A tecnologia é totalmente nova para o que estávamos acostumados”, disse o maquinista Jacek Rutkowski.
Os novos trens farão o trajeto entre Varsóvia e a Cracóvia, principais cidades do país, facilitando o transporte entre as regiões Norte e Sul na Polônia.
Seja o primeiro a comentar