Um vídeo captado pelas câmeras de segurança mostra imagens do exato momento em que o trem descarrilha próximo à estação de Santiago de Compostela, na Espanha. Segundo os meios locais, não foi possível comprovar a origem da gravação. Um dia após o acidente, que deixou ao menos 78 mortos e 143 feridos, o chefe do governo regional da Galícia decretou nesta quinta-feira sete dias de luto pelas vítimas. É a pior tragédia de trem no país desde 1944.
O excesso de velocidade em uma curva da trilha está sendo apontado como a principal causa do acidente. Autoridades informaram que no momento do impacto o trem estava a 220 km/h, embora a velocidade máxima neste ponto – a quatro km da estação de Santiago – seja de 80 km/h. Na versão de um maquinista, que ficou ferido, a composição estava a 190 km/h antes de sair dos trilhos, mais que o dobro do limite de velocidade.
O trem transportava 218 passageiros, além da tripulação. Sobre os feridos, o presidente da Xunta da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, garantiu que a maioria está fora de perigo. Médicos e enfermeiros interromperam greve para prestar assistência no Hospital Clínico de Santiago e no centro de atenção aos familiares das vítimas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que nasceu em Santiago de Compostela, e o rei Juan Carlos manifestaram solidariedade aos familiares das vítimas.
– Quero expressar meu carinho e solidariedade às vítimas do terrível acidente de trem em Santiago – afirmou Rajoy, que viajou ao local da tragédia nesta quinta-feira.
Já o monarca escreveu uma carta na qual expressa suas condolências e descreveu o acidente de lamentável, que “nos comove e nos enche de dor e de tristeza”.
De acordo com bombeiros, a prioridade foi retirar os sobreviventes dos vagões, alguns em chamas no momento do socorro na quarta-feira. Testemunhas dizem que uma imensa coluna de fumaça se formou no local, após uma explosão.
Autoridades ainda apuram as razões do acidente, mas descartaram, em um primeiro momento, a possibilidade de atentado terrorista. O descarrilamento ocorreu em Angrois, uma zona de entrada para a Santiago de Compostela. Seis vagões ficaram virados para um lado e outros quatro para o outro e um teria voado a 15 metros de distância.
Clique no link abaixo e assista o vídeo:
http://oglobo.globo.com/mundo/video-mostra-momento-do-acidente-com-trem-em-santiago-9172372
Seja o primeiro a comentar