Poder contar com o transporte ferroviário de passageiros que possa ligar Minas Gerais a Bahia foi uma das propostas apresentadas na tarde de ontem, durante reunião participativa em Feira de Santana, na Bahia, promovida pela Superintendência de Infraestrutura de Serviços de Transporte Ferroviário de Carga (SUFER), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Conforme informações da assessoria de imprensa, não existe impedimento para que a ideia possa ser concretizada, o que depende do interesse de empresas em fazer este tipo de operação. Entretanto, a ideia é que seja viabilizado transporte de cargas de Belo Horizonte até Candeias, na região metropolitana de Salvador (BA).
Outro sugestão da reunião, que contou com a participação de 18 pessoas, seria estender a linha até o Porto de Aratu, no Recôncavo Baiano.
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O objetivo do encontro, segundo a agência, é colher contribuições aos estudos preliminares que serão utilizados no processo de concessão à iniciativa privada do trecho ferroviário que deve ter 1.419 km e deve consumir investimentos de R$ 10,66 bilhões a R$ 12,158 bilhões, segundo projeto de engenharia da ANTT. O custo, baseado em estudos preliminares, varia de acordo com o traçado, que ainda não foi definido.
A ferrovia deve passar por 52 municípios, sendo 27 em Minas e 25 na Bahia.
Neste sexta será a vez dos mineiros de Montes Claros (Norte) opinarem sobre o projeto. A reunião vai acontecer no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, das 14 às 18h.
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