A Prefeitura de Buenos Aires anunciou ontem que os centenários vagões de madeira do metrô da cidade devem ser aposentados em pouco tempo. Os vagões belgas fabricados pela La Brugeoise et Nicaise et Delcuve, que operam na linha A, são os mais antigos em funcionamento no mundo e constituem uma atração turística. A prefeitura alega razões de segurança para promover a troca dos 90 vagões de madeira, que transportam diariamente cerca de 160 mil pessoas, por 45 novas máquinas importadas da China.
O anúncio da substituição, que pode acontecer ainda neste mês, foi recebido com protestos. Inaugurado em 1º de dezembro de 1913, o metrô da cidade foi o primeiro da América Latina.
Foto: Natacha Pisarenko/AP
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar