Desde que a América Latina Logística – ALL assumiu a malha ferroviária no Estado de Mato Grosso do Sul, em maio de 2006, iniciou o processo de regularização ambiental da malha ferroviária e das unidades de apoio, situação que ainda não era realidade para a ferrovia. Foram realizados estudos ambientais de toda a malha entre Três Lagoas e Corumbá, além das unidades de apoio da ferrovia.
Estes estudos foram encaminhados ao IBAMA, que é o órgão responsável pelo licenciamento da ferrovia e também ao IMASUL.“ Foi muito importante termos concluído os estudos ambientais da ferrovia, com ele pudemos entender os problemas ambientais e focar os investimentos para resolver as demandas consideradas prioritárias” informa Durval Nascimento Neto, gerente de meio ambiente da ALL.
“Para mantermos os padrões estabelecidos nos procedimentos, são realizadas auditorias internas”, garante o gerente ambiental.Com aproximadamente R$3 milhões investidos na área ambiental, desde 2009, diversas adequações ambientais foram realizadas, que vão desde o tratamento de resíduos gerados na operação, modernização de equipamentos e readequações dos postos de abastecimento de locomotivas com a construção de pisos impermeáveis, bacias de contenção, sistemas de separação de óleo além da capacitação dos colaboradores.” Informa Rodrigo Miranda, gerente da unidade operacional do Mato Grosso do Sul.
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“A ALL fez estudos de diagnósticos ambientais e análises de risco para transporte, assim que assumiu a ferrovia. E realizou programas de gerenciamento de risco dos planos de atendimento emergencial, que foram entregues ao IBAMA”, explica o gerente de Meio Ambiente da ALL, Durval Nascimento Neto.
Também foram implantadas bases de apoio com equipamentos de última geração, como barreiras de contenção de óleo, mantas e materiais absorventes e bombas de transbordo, além de contrato com empresa especializada em atendimento emergencial, que opera 24 horas em vigilância.
Em 2009, o valor de investimentos total da ALL em MS – em diversos setores, ultrapassa R$150 milhões, o que promove a revitalização de 900Km de ferrovia, substituição de trilhos e dormentes, e instalação de detectores de descarrilamento ao longo da malha, além de computadores de bordo nas locomotivas, que são monitoradas via satélite.
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