Novo terminal da Ferronorte será inaugurado no sábado

O terminal rodoferroviário de Itiquira, a 359 km de Cuiabá, será inaugurado neste sábado (02), com a presença do ministro dos Trasportes, Paulo Sérgio Passos. Ele tem capacidade para escoar 100 mil toneladas por dia e deverá gerar 210 empregos diretos.


A nova linha já está operando em caráter experimental desde o final de abril, depois da América Latina Logística (ALL) conseguir a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


O terminal, o terceiro do estado, está instalado em uma área de 70 hectares. Os outros dois ficam em Alto Araguaia e Alto Taquari, respectivamente a 426 e 509 quilômetros da capital.


Alto Araguaia


O terminal de Alto Araguaia enfrenta problemas de escoamento devido ao alto fluxo de caminhões. Uma das metas da ferrovia é acelerar a recepção e o carregamento. Mais de 60% da soja de Mato Grosso saem pelos trilhos da ferrovia. Cada composição comporta de 6 mil a 8 mil toneladas de carga e faz o serviço de 150 carretas. A viagem dura quatro dias de Alto Araguaia até o Porto de Santos, em São Paulo.


“Nós conseguimos ter um desempenho melhor este ano, aumentando a produtividade do terminal, passando de 30 caminhões por hora para 40”, afirmou o Coordenador de produção do terminal, Flávio José da Silva.


Expansão


Rondonópolis será o próximo destino da ferrovia. As obras do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR) já começaram em abril deste ano, com a terraplanagem e drenagem. Ele será construído em uma área de 400 hectares nas proximidades da BR-163, na saída para Campo Grande (MS). O terminal rodoferroviário terá uma estrutura para comportar os caminhões e um posto de abastecimento. A ALL calcula que três mil pessoas irão trabalhar na unidade.


A expectativa é que o município seja um dos maiores centros de recebimento e transporte da soja da América Latina com movimentação de até 15 milhões de toneladas por ano até 2015. Investimento que deve ficar em torno de R$ 750 milhões.


O projeto é estender a linha ferroviária até Cuiabá. A projeção da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes é que até 2013 os estudos de impacto ambiental e o projeto estejam prontos. “Conseguimos um orçamento de R$ 14 milhões para a etapa inicial do projeto que deve durar 18 meses. Já a construção da ferrovia irá ficar entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão. Estamos estudando a possibilidade da linha transportar também passageiros”, destacou o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.


Fico


Mato Grosso deve ser atendido por outro empreendimento, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ligando em uma primeira etapa Campinorte, em Goiás, até Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. A obra faz parte do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2).


Numa segunda fase a ferrovia deve chegar à Vilhena, em Rondônia. Ela terá o papel de integrar regiões. Em Goiás os trilhos vão se conectar à outra ferrovia, a Norte-sul. A produção de Mato Grosso terá, então, caminho aberto até outros portos como o de Itaqui, no Maranhão, diminuindo os custos de escoamento.


De acordo com José Eduardo Castelo Branco, presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, responsável pela obra, em um ano os procedimentos contratuais e o projeto estarão prontos. O prazo para início das obras é de 15 meses.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agrolink

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0