A Rift Valley Railways Investments (RVRI), operadora nacional de ferrovias no Quênia e em Ugada, anunciou que fechou contrato com concessionária brasileira de ferrovias América Latina Logística (ALL).
O acordo prevê a prestação de serviços de suporte técnico e gerencial por cinco anos, incluindo o fornecimento softwares específicos para a operação de ferrovias. É o primeiro contrato internacional de longo prazo em consultoria de gestão fechado pela ALL.
Antes, a companhia brasileira já havia prestado na África serviços de implantação de tecnologia em trens – computadores de bordo, por exemplo -, e costuma ser procurada para prestar assistência tecnológica em manutenção e reforma de locomotivas e vagões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com a RVRI, o contrato com a ALL terá início neste mês e atacará três pontos críticos para aumentar a eficiência e a segurança da malha ferroviária da companhia nos dois países: o descarrilamento; a falta de um programa consistente de manutenção e reabilitação da frota de vagões e locomotivas, e a ausência de sistemas de tecnologia da informação.
A concessionária africana passa por um período de restruturação após a entrada de novos sócios no negócio, e pretendem levantar US$ 250 milhões para investir na infraestrutura da operação.
Seja o primeiro a comentar