A China começará a construção de uma ferrovia de alta velocidade entre Xi’an e Chengdu, duas grandes cidades no oeste do país, no final deste ano.
Os trens na linha ferroviária, de 510 quilômetros de extensão, chegarão a uma velocidade de 250 quilômetros por hora, diminuindo o tempo de viagem entre as duas cidades das atuais 13 horas para cerca de duas horas, disse Wang Jie, engenheiro-chefe do Instituto No.1 de Pesquisa e Projeto de Ferrovias da China, principal responsável pelo projeto, com base em Xi’an.
As obras, com um orçamento de 70,8 bilhões yuans (US$ 10,6 bilhões), levarão quatro anos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A linha ferroviária passará pela cidade de Hanzhong, na Província de Shaanxi, e pelas cidades de Guangyuan e Jiangyou, na Província de Sichuan.
A ferrovia será a primeira atravessar os montes Qinling. Cerca de 135 quilômetros do trajeto serão construídos em terreno escarpado, requerendo a perfuração de 127 quilômetros de túneis.
A China planeja ter mais de 50 mil quilômetros de ferrovias nas vastas regiões ocidentais em 2020, enquanto a extensão total das linhas ferroviárias do país chegará a 120 mil quilômetros.
Seja o primeiro a comentar