Seminário para reativar transporte ferroviário

Acontece entre os dias 7 e 8 de junho um seminário em Caxias que tratará da retomada do transporte ferroviário em Caxias e na região.


Como o governo federal está disposto a recuperar o tempo perdido na questão das ferrovias, especialmente no sul do país, o seminário, segundo Nelson Sbabo, vice-presidente Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), discutirá o projeto e os benefícios que ele poderá trazer para Caxias e a região na questão do transporte de carga e passageiros.


Jaboticaba


Sbabo lembra que Caxias, por sua importância econômica não pode ficar fora. O transporte ferroviário de cargas será reativado em diversas regiões do estado, mas Caxias não estaria incluída. Como em Caxias e a região o ramal ferroviário foi desativado a partir de 1977, o diretor da CIC defende como possibilidade recuperar o trecho entre Jaboticaba, no interior de Bento Gonçalves, divisa com Veranópolis, até Caxias do Sul.


Exército


O trecho é utilizado para transporte de cargas vindo de Santa Catarina. E que bastante utilizado. A sua execução foi feita pelo exército, unidade de engenharia, 1º Batalhão Ferroviário, que esteve sediado em Bento Gonçalves de 1942 a 1970. Foram feitas várias obras da arte, túneis, com destaque para um que cruza o morro de São Luiz no Vale do Rio das Antas.


Contramão


O trecho fazia parte do Tronco Principal Sul que ligaria com o resto do país, projeto do governo Vargas ainda no final dos anos 30, e com execução pela engenharia do exército. Mas com Juscelino na presidência, a partir da metade dos anos 50, o transporte ferroviário foi, aos poucos, sendo desativado para se priorizar o transporte rodoviário com a vinda das montadoras. Na verdade, o país foi na contramão da história, pois nos Estados Unidos e na Europa o transporte ferroviário sempre foi prioridade dos governantes e se constitui no mais popular e mais barato meio de transporte de massa.


Dois anos


Sbabo acredita que se o pedido de ligar Caxias com Jaboticaba for atendido, a reconstituição da linha poderá demorar cerca de dois anos. E poderá se utilizada também para a reativação do transporte de passageiros e até existe um projeto em andamento para ligar Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves. No encerramento do seminário a CIC promete enviar um documento às autoridades com as decisões tomadas.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal Gazeta de Caxias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*