O deputado federal Edson Giroto (PMDB/MS) defendeu no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul. A explanação foi para o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), Maurício Muniz, e para Marcelo Bruto, assessor da SEPAC.
Por cerca de duas horas, o parlamentar sul-mato-grossense, o secretário de Estado Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Carlito); a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e a secretária adjunta de Obras Públicas e Transportes de Mato Grosso do Sul, Maria Vilma Casa Nova, explicaram o potencial econômico das regiões do Estado por onde foi solicitado que a Ferrovia passe, além de destacar que “a Ferrovia Norte-Sul em território sul-mato-grossense vai possibilitar o incremento industrial do Estado, a instalação de novas empresas e melhorar a logística de transporte. Vai atender os setores de celulose, de borracha e o sucroalcooleiro”, enfatizou Giroto.
Hoje, há estudos para que a Ferrovia Norte-Sul cruze o estado de São Paulo, em sentido paralelo à fronteira com Mato Grosso do Sul. A proposta defendida pelos representantes sul-mato-grossenses foi que a linha férrea – a partir do município de Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul, por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
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Também estavam na reunião Bruno Rotta Junior, superintendente de Projetos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) e Francisco Faria, também da Valec; e Lucio Flávio Bregunci, representando o Ministério dos Transportes.
Histórico
Em agosto do ano passado, representantes de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado que a via férrea iria passar por MS, cruzando os estados do PR e SC, chegando ao Porto de Rio Grande, no RS.
Ficou acertado que a gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficaram com a Valec, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul.
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