Giroto defende traçado da Ferrovia Norte-Sul por MS

O deputado federal Edson Giroto (PMDB/MS) defendeu no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na manhã desta sexta-feira (30), em Brasília, que o traçado da Ferrovia Norte-Sul passe por Mato Grosso do Sul.  A explanação foi para o Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), Maurício Muniz, e para Marcelo Bruto, assessor da SEPAC.


Por cerca de duas horas, o parlamentar sul-mato-grossense, o secretário de Estado Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes (Carlito); a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e a secretária adjunta de Obras Públicas e Transportes de Mato Grosso do Sul, Maria Vilma Casa Nova, explicaram o potencial econômico das regiões do Estado por onde foi solicitado que a Ferrovia passe, além de destacar que “a Ferrovia Norte-Sul em território sul-mato-grossense vai possibilitar o incremento industrial do Estado, a instalação de novas empresas e melhorar a logística de transporte. Vai atender os setores de celulose, de borracha e o sucroalcooleiro”, enfatizou Giroto.


Hoje, há estudos para que a Ferrovia Norte-Sul cruze o estado de São Paulo, em sentido paralelo à fronteira com Mato Grosso do Sul. A proposta defendida pelos representantes sul-mato-grossenses foi que a linha férrea – a partir do município de Estrela D’Oeste, no estado de São Paulo – entre em Mato Grosso do Sul, por Aparecida do Taboado, cruze as regiões Nordeste e Leste do Estado, para depois seguir pelos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.


Também estavam na reunião Bruno Rotta Junior, superintendente de Projetos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias) e Francisco Faria, também da Valec; e Lucio Flávio Bregunci, representando o Ministério dos Transportes.


Histórico


Em agosto do ano passado, representantes de Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e o Governo Federal elaboraram documento sobre o traçado da Ferrovia Norte-Sul, com objetivo de incluí-la no Sistema Nacional de Viação (SNV). Ficou acertado que a via férrea iria passar por MS, cruzando os estados do PR e SC, chegando ao Porto de Rio Grande, no RS.


Ficou acertado que a gestão do tema está sob responsabilidade da Secretaria de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, sendo que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental ficaram com a Valec, considerando as propostas de traçados apresentadas pelos quatro Estados do Codesul.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: MS Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*