A operadora de ferrovias Rumo contratou uma solução de comunicação e telemetria para redes ferroviárias fornecida pelas empresas Globalsat, Inmarsat e Cobham Satcom. O projeto deve habilitar conectividade para até 300 locomotivas ao fim de 2021.
A cobertura via satélite que habilitará o serviço é oferecida pela rede global em banda L da Inmarsat. A solução está sendo implementada pela Globalsat, que também oferecerá suporte e reparos para assegurar a operação. Já a Cobham forneceu a tecnologia Prism (Private Routing Intelligent System Management) para garantir conectividade ininterrupta no serviço.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo comunicado das empresas, uma cobertura de rede eficiente tem sido um dos principais desafios da Rumo há vários anos. Com as locomotivas devidamente equipadas, teremos um fluxo de informações em tempo real, facilitando a comunicação com todos os elos da operação e aumentando a produtividade do sistema logístico, afirmou o vice-presidente na Rumo para a Operação Norte, Darlan Fábio de David.
A implantação do projeto já começou. Segundo as prestadoras do serviço, mensagens entre maquinistas e centros de controle que levavam em média dez minutos para serem entregues já estão ocorrendo em tempo real. O projeto se concentrará inicialmente em cobrir todos os pontos da Operação Norte, que conecta o Mato Grosso ao Porto de Santos.
Seja o primeiro a comentar