Manaus deve iniciar obras de monotrilho ainda em 2012

Manaus prepara-se para iniciar as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Duas obras, Monotrilho e BRT, prometem mudar o cenário do transporte público na capital amazonense.


O Monotrilho ganhou sinal verde em janeiro deste ano após a licitação que elegeu o consórcio formado pelas empresas CR Almeida e Mendes Júnior, além da malasiana Scomi, que construiu o monorail de Kuala Lumpur e também construirá o Monotrilho – Linha Ouro 17, de São Paulo. O consórcio foi contratado para projetar, construir e operar o novo sistema.


No momento, segundo o arquiteto Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP), as empresas trabalham para detalhar e concluir o projeto, de forma a obter a liberação do financiamento pela Caixa Econômica Federal. Orçada em R$ 1,486 bilhão, a obra terá R$ 1,4 bi da Caixa e os restantes 86 milhões bancados pelo estado do Amazonas. O projeto de lei que autoriza a tomada do empréstimo foi aprovado no dia 12 de julho pela Asembléia Legislativa do Amazonas, após uma reunião de esclarecimentos com Miguel Capobiango.


Em maio passado, o projeto do Monotrilho foi contestado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que pediram a anulação do contrato com o consórcio Monotrilho Manaus. O Ministério Público quer barrar o financiamento de R$ 600 milhões da Caixa Econômica Federal. O orgão aponta problemas, como insuficiência do projeto básico, inviabilidade econômico-financeira, ausência de funcionalidade do monotrilho de Manaus, ausência da capacidade operacional pretendida e subdimensionamento de custos.


Sete estações em 20,2 km


A linha do Monotrilho vai ligar a zona leste e zona norte de Manaus ao centro da cidade, num percurso total de 20,2 km, com sete estações e dois terminais de integração. O projeto prevê o funcionamento a partir de maio de 2014, inicialmente com dez composições, cada uma com capacidade para 900 passageiros. “O sistema terá capacidade para 20 mil passageiros por hora, por sentido, que é a demanda para Manaus neste momento, mas já temos programada uma expansão para chegar a 45 mil passageiros por hora em cada sentido”, explicou Capobiango. O coordenador reiterou que o consórcio mantém o compromisso de entregar a obra antes da Copa, em maio de 2014.


Capobiango lembrou que o monotrilho é parte de uma solução para uma parte da cidade e disse que o sistema estará integrado ao futuro BRT e a linhas de ônibus convencionais. O projeto do BRT também sairá da zona leste e terá seu terminal no centro de Manaus. “O contrato de financiamento foi assinado com a Caixa e agora estamos ultimando os detalhes para o repasse dos R$ 200 milhões contratados com o banco. A prefeitura entrará com uma contrapartida de R$ 90 milhôes”, explicou. Os R$ 290 milhões envolvem apenas o custeio da infraestrutura, que deverá ficar pronta no início de 2014. Os veículos serão fornecidos pela prefeitura.


Cidade fluvial, no entrocamento dos rios Negro e Solimões, Manaus também é servida por embarcações de passageiros para o transporte intermunicipal. A possibilidade de uma rede barcos urbanos já foi estudada pelas autoridades, mas a proposta emperra no regime de águas dos igarapés da região, que não têm profundidade para navegação em algumas épocas do ano.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Portal 2014

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*