Os impactos das futuras obras de duplicação do ramal ferroviário Paratinga-Piaçaguera na área urbana de Cubatão, principalmente na Vila Esperança e Vila Nova, os dois maiores núcleos populacionais da Cidade, com cerca de 40 mil moradores, começaram a ser debatidos na manhã desta quarta-feira (28/08), em reunião realizada na Prefeitura entre técnicos da administração municipal e representantes da América Latina Logística (ALL), concessionária da ferrovia.
As interferências no sistema viário e a segurança da população foram as questões mais debatidas. No primeiro caso, a preocupação concentra-se no fato de os trilhos cruzarem vias públicas importantes, como a Avenida Joaquim Miguel Couto e a Avenida Henry Borden, nas imediações da Rodoviária Municipal. Com relação à segurança, o ponto que mais requer atenção é a Avenida Principal, na Vila Esperança, por onde transitam diariamente milhares de pessoas e onde o ramal fica muito próximo de moradias. Além disso, teme-se que espaços criados por estruturas como passarelas e viadutos virem pontos de concentração de viciados e traficantes de drogas, com já se verifica atualmente nas imediações do viaduto da Rodovia dos Imigrantes.
Técnicos da Prefeitura destacaram a necessidade de se melhorar as estruturas das atuais passarelas; de se definir que tipo de muro separará as vias urbanas do ramal ferroviário e do aperfeiçoamento dos sistemas de passagem de nível.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O superintendente da ALL, Marco Aurélio Assineli Hasselmann, disse, na oportunidade, que estes projetos e propostas poderão ser incluídos no projeto de duplicação. Informou que o início das obras poderá ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2014, caso a licença ambiental, solicitada ao Governo do Estado em 2010, seja concedida até dezembro deste ano. A duplicação deverá ser finalizada em 12 meses, não sendo incluída neste prazo a construção de viadutos.
Conforme Marco Aurélio, antes da elaboração do projeto executivo da obra, será feito um projeto conceitual, com conclusão prevista até o final de setembro. “Este projeto será submetido à apreciação da Prefeitura e nada será executado sem a aprovação dela”, afirmou.
Tulio Camargo, coordenador das obras do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC 2, na Cidade, ressaltou a importância da ALL entregar à Prefeitura um cronograma das obras, para que a administração municipal possa acompanhá-las durante o empreendimento. A preocupação de Túlio foi justificada principalmente no fato de na Vila Esperança, onde residem mais de 20 mil pessoas, desenvolver-se um dos maiores projetos de reurbanização, pelo PAC, no Brasil.
O encontro desta manhã, coordenado pelo secretário municipal de Governo, José Carlos Ribeiro, teve a participação dos secretários municipais Pedro Hildebrando (Manutenção e Serviços Públicos), Alberto Macedo de Carvalho Sarabando (Obras), Armando Campinas Junior (Segurança), Genivaldo Linhares Brandão (Assistência Social) e José Eduardo Limongi (Procuradoria Geral). Representando a ALL, o gerente Marco Aurélio Assineli Hasselmann e Allan Magalhães Machado, coordenador de relações institucionais.
Seja o primeiro a comentar