O governo convidou interessados pré-qualificados buscando propostas para um contrato turnkey para construir uma linha de metro na Cidade do Panamá, com custo inicial estimado de US$ 1 bilhão para US$ 1,5 bilhão. O processo de licitação foi lançado pelo Ministro das Obras Públicas Federico José Suárez e pelo chefe da Secretaria do Metro Roberto Roy.
O consórcio de Pöyry, Cal y Mayor e Geoconsult foi selecionado no final do mês de Outubro de 2009 para prestar serviços de consultoria e design conceitual para a primeira linha. Após uma conferência de licitantes realizada em 19 de janeiro, os lances de pré-qualificação devem ser apresentados até dia 8 de fevereiro, com o resultado a ser anunciado 10 dias depois. Os consórcios selecionados serão convidados a apresentar ofertas até 24 de maio para a concepção, construção e montagem da linha 1.
Um comprador preferencial deverá ser nomeado em 25 de junho, com a assinatura do contrato definida para 23 de julho. A Secretaria do Metro prevê que isso permitiria que a Linha 1 possa ser concluída até 31 de dezembro de 2013. O contrato turnkey deverá incluir tanto os trabalhos de construção civil e do material rodante, mais o centro de manutenção e centro de controle operacional.
A proposta de Linha 1 seria começar a partir de Los Andes, no norte da cidade, e seguir ao sul pela Avenida Fernández de Córdoba e a Plaza 5 de Mayo, terminando no principal centro de transportes em Albrook. A rota de 14 km inclui 7 km de túneis e 6,3 km de viadutos. Serão 16 estações, das quais 11 serão subterrâneas e cinco elevadas.
A linha será fornecida por trens de seis carros de 2 700 mm de largura, com um comprimento máximo de cerca de 100 m. Estes poderão ser alimentados em 750 V DC, utilizando um sistema de terceiro trilho. O design de capacidade para a linha 1 deve prever uma acomodação de 40.000 passageiros/h em cada direção em 2035, com um intervalo mínimo de 90 segundos nos horários de pico.
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