A Administração Federal de Trânsito (FTA – Federal Transit Administration) dos EUA fornecerá US$ 900 milhões para a expansão do sistema ferroviário de Trânsito Rápido na Área da Baía (BART – San Francisco Bay Area Rapid Transit) no Condado de Santa Clara, Vale do Silício, EUA.
De acordo com o BART, espera-se que o Projeto de extensão Vale do Silício Berryessa comece em abril, e expandirá o sistema por mais 20 quilômetros.
O Secretário dos Transportes dos EUA, Ray LaHood, disse: “um dia, o BART ligará a área residencial da baía aos executivos do Vale do Silício e aos postos de trabalho que criam, enquanto reduz o congestionamento nas áreas de rodovias para todos”.
“Por toda a América, temos obras de transporte críticas que precisam ser feitas, e os americanos prontos para trabalhar” – disse LaHood.
Pelo projeto, serão construídas mais duas estações em Milpitas e Berryessa, o que também envolve a compra de 40 novos vagões ferroviários de passageiros.
A administradora adjunta da FTA, Therese McMillan, disse: “Os moradores e executivos de South Bay entendem que o trânsito é uma forma de diminuir o congestionamento entre os condados de Alameda e Santa Clara, e fornecer aos passageiros uma alternativa real aos preços instáveis dos combustíveis”.
“Esse projeto também valoriza em milhões de dólares as novas construções como casas, espaços comerciais e hotéis; todos localizados a apenas alguns minutos da expansão de linha do BART” – disse McMillan.
Até ser completado em 2016, o novo sistema ferroviário fará parte da rede de 191,5 km do BART que liga o Condado de Santa Clara a San Mateo, San Francisco, os Condados de Contra Costa e Alameda.
Os fundos fornecidos pela FTA constituem 38,6% dos US$2,3 bilhões do projeto, enquanto o restante é financiado com US$1,4 bilhão do Programa de diminuição de tráfego do Estado da Califórnia (State of California Traffic Congestion Relief Program) e impostos sobre as vendas locais aprovados pelos eleitores de Santa Clara em 2000 e 2008.
A intenção é expandir a linha BART por mais dez quilômetros por um túnel no centro de San Jose e depois, na segunda fase, no nível da rua até Santa Clara.
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