A Stadler Rail lançou seu primeiro trem de múltiplas unidades com dois andares em Erlen, Suíça, encomendado pela empresa ferroviária Bern-Lötschberg-Simplon (BLS).
A BLS investiu CHF 494 milhões (US$542 milhões) em sua primeira encomenda de 28 trens com dois andares em março de 2010, com o objetivo de fornecer uma capacidade de assentos até 30% maior nas linhas do sistema de massa de Berna.
Os trens estão sendo construídos na instalação de Altenrhein da Stadler Rail, e a entrega está marcada para o fim de 2014.
O proprietário e presidente da Stadler Rail, Peter Spuhler, disse: Em apenas nove meses, desenvolvemos veículos que cumprem as exigências mais rigorosas com relação à segurança contra incêndios e colisões de trânsito através do Túnel de Base de Lötschberg.
O primeiro trem passará por testes no leste da Suíça antes de ser entregue à BLS para testes em serviço na região de Berna, em setembro, e está programado para entrar em serviço na rota S31 em dezembro do mesmo ano.
Com entrega até o fim de 2014, espera-se que a frota ferroviária entre no serviço regular do sistema ferroviário de massa de Berna.
Cada trem possui 335 assentos, dos quais 61 estão na primeira classe, e é capaz de acomodar mais de 110 passageiros em pé.
Os trens apresentam entradas de piso rebaixado e com degraus deslizantes, ar-condicionado, CFTV e tomadas elétricas na primeira classe; e há espaços para cadeiras de rodas na primeira e segunda classe, e um banheiro acessível para cadeirantes.
Como parte de uma estratégia de longo prazo para padronizar sua frota em alguns poucos tipos de trem, a BLS planeja investimentos futuros de CHF 1,2 bilhão (US$ 1,3 bilhão) até 2025.
A BLS opera os sistemas ferroviários de massa em Berne e no oeste de Lucerna, assim como diversos serviços regionais em um total de sete cantões.
A empresa também atua como firma de transporte e opera a Autoverlad Lötschberg (transporte de carros), a Schifffahrt Berner Oberland (viagens de barco) e ônibus na região de Emmental.
Seja o primeiro a comentar