A expansão da Ferrovia Transcontinental, no trecho de Vilhena/Porto Velho/Acre, foi defendida pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) durante reunião com o diretor-geral do DNIT nacional, Luis Antônio Pagot, ocorrida na tarde hoje (30), em Brasília. Do encontro também participaram o senador Tião Viana(PT-AC) e Davi Nogueira, assessor parlamentar da senadora Fátima Cleide (PT-RO).
O senador lembrou que incluiu o estado de Rondônia no sistema ferroviário nacional quando da apreciação e votação da Medida Provisória 472/08, no Congresso Nacional. “Eu e a deputada Marinha Raupp conseguimos aprovar o trecho Vilhena/Uruaçu (MT) no sistema ferroviário”, disse o senador. Acrescentou que vai trabalhar para que o trecho Vilhena/Porto Velho/Acre seja também incluído no cronograma de obras do Programa Aceleração do Crescimento(PAC-2).
Raupp considerou a reunião com o Pagot bastante proveitosa e disse que se depender de vontade política a expansão da ferrovia transcontinental será concretizada. Pagot, inclusive, pediu o apoio das bancadas dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Amazonas, no Congresso Nacional para que iniciem as tratativas visando à inclusão do trecho Vilhena/Acre, no PAC/2.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ficou definido, neste encontro, que uma audiência pública será realizada no próximo dia 28 de maio, na cidade de Rio Branco (AC) para debater o prolongamento da ferrovia até o Cruzeiro do Sul, naquele estado. Serão convidados várias autoridades governamentais, a exemplo de governadores e as bancadas federais dos estados das regiões norte e centro-oeste, ministros dos Transportes; da Agricultura e das Relações Exteriores, além de representantes da Embaixada do Peru, no Brasil.
Seja o primeiro a comentar