A Crossrail – empresa publica responsável pelo transporte ferroviário de passageiros de Londres – fará a renovação de 60 trens, o que aumentará a capacidade de transporte ferroviário de Londres de 10% e também irá oferecer novas oportunidades de viajar mais rápido.
CAF, juntamente com a Alstom, Bombardier, Siemens e Hitachi são as empresas que estão se esforçando para ganhar o contrato.
Rob Holden, diretor executivo da Crossrail, disse: “O material rodante que prestará serviços a Crossrail será de uso intenso com mais de 24 comboios por hora entre Paddington e Whitechapel. Os novos trens devem ser de alta capacidade para satisfazer as necessidades dos passageiros.”
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Estamos animados com o forte interesse dos fornecedores de material rodante. Ainda estamos trabalhando para finalizar as nossas exigências detalhadas para os novos trens e esperamos que os finalistas apresentem suas propostas no final de 2011, já que o contrato prevê a conclusão para o final de 2013.”
Para assegurar a rentabilidade, a intenção é que os novos trens Crossrail sejam baseados na tecnologia já desenvolvida em outras ferrovias. Um projeto revolucionário não é necessário.
O custo do material rodante é estimado em € 1,140 bilhão. A previsão é que este investimento seja financiado por empresas privadas.
Seja o primeiro a comentar