Hotel investe em linha ferroviária peruana

O Orient-Express Hotel Ltd., situado em Bermudas, pretende investir, junto com os governos do Peru e Brasil, US$ 2 bilhões em um projeto que estenderá a malha ferroviária indo de Tirapata até Puerto Maldonado e Iñapari, situada na fronteira entre os dois países, no estado do Acre, disse Laurent Carrasset, representante do hotel. O ambicioso projeto, com 850 km de extensão, é uma idéia da Ferrocarril Transandino (FTSA), pertencente à Orient-Express.


O hotel requisita uma concessão governamental para construir 28 km de extensão e operar a linha ferroviária de carga de atuais 500 km, Carrasset disse nesta quarta-feira (7) em uma entrevista na cidade de Lima. O novo traçado iria do Peru até a cidade de Iñapari, fronteira entre Brasil e Peru, no estado do Acre.


“Este é um grande projeto, e estamos muito interessados em conseguir a concessão”, disse Carrasset. “Estamos acessando muitos projetos públicos onde há potencial turístico ou de carga”.


Companhias investem em projetos no Peru para suportar a crescente demanda sobre o transporte de produtos minerais e agrícolas, incluindo uma ferrovia de US$ 1,5 bilhão para conectar as minas de ouro e cobre ao norte do país com a costa litorânea, assim afirmou o ministro dos Transportes, Enrique Cornejo, em setembro do ano passado. No mês passado, o Orient Express completou uma obra de melhoria, avaliada em US$ 25 milhões, para uma linha ferroviária que servia a mina de cobre da empresa Freeport-McMoRan Copper & Gold Inc., afirmou Carrasset.


A companhia retomou os serviços limitados de trem para a histórica Machu Picchu semana passada, após o deslizamento afetar a ferrovia do local em janeiro. As reservas nos hotéis peruanos da rede Orient Express caíram 20% após o acidente durante fevereiro e março, pois os turistas cancelaram suas estadias, disse Carrasset.


Os trens conseguirão percorrer os 128,75 km de via férrea entre Cuzco e as ruínas incas no final de setembro, uma vez que as toneladas de pedras que ainda cobrem partes da linha serão removidas e a via restaurada, afirmou Carrasset.


“A atividade turística no Peru deve voltar ao normal no terceiro trimestre deste ano”, disse o gerente peruano, “e a indústria ferroviária deverá crescer 10% o ano que vem”.

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Fonte: The Royal Gazette

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