A carteira de pedidos da fábrica de vagões da Usiminas Mecânica já está praticamente tomada para 2012. A empresa fechou contratos no total de 750 vagões, incluindo 447 unidades para a Eldorado Celulose e 220 para a Vale.
Para atender a demanda, a empresa já definiu a construção de uma nova planta com capacidade para 750 vagões. “Os estudos já estão bem adiantados e a decisão final será dada nos próximos dias”, informou Jairo de Andrade Cruz Junior, superintendente de Fundição e Vagões.
“O Brasil definitivamente acordou para o transporte ferroviário”, afirma o superintendente. “E a Usiminas está se antecipando, com o objetivo de manter-se bem competitiva”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Cruz Junior se refere ao conjunto de investimentos realizados ligados ao setor ferroviário. Há dois meses, divulgou sua entrada num novo segmento, a fabricação de trucks ferroviários. Para tanto, fechou acordo de transferência tecnológica com a Standard Car Truck (SCT). Até aqui, para a produção de seus vagões, a Usiminas Mecânica utilizava componentes fundidos e trucks fabricados por terceiros.
Os trucks, assim como os seus componentes fundidos, serão produzidos na fundição própria da empresa, também em Ipatinga (MG), que acaba de ser modernizada e ampliada, resultado de investimento de R$ 50 milhões.
A fundição ganhou nova linha de moldagem totalmente automatizada, com capacidade para até 2 mil t/mês. Já a linha de moldagem manual, recém-ampliada, tem capacidade para peças de até 100 t – utilizando metal líquido da aciaria da Usiminas.
Seja o primeiro a comentar