O ministro dos Transportes, César Borges, disse nesta quarta-feira que o trecho ferroviário que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO) será leiloado no primeiro trimestre de 2014. Ele espera que o Tribunal de Contas da União (TCU) aprove ainda neste ano o edital da ferrovia, que faz parte do programa de concessões à iniciativa privada anunciado pela presidente Dilma Rousseff ano passado. Dentro do pacote, o setor não avançou nada neste ano – nenhum trecho foi leiloado porque existem dúvidas sobre o novo modelo de concessão proposto pelo governo.
A audiência pública do trecho de 1.000 quilômetros ocorreu em agosto. Estão projetados investimentos de 6,3 a 7 bilhões de reais. A ferrovia vai cortar dezessete municípios em Mato Grosso e Goiás. Os trilhos farão conexão com a ferrovia Norte-Sul.
Em entrevista à imprensa sobre o leilão do caminho entre Brasília e a Grande BH, Borges disse que, depois de Lucas do Rio Verde-Campinorte, a próxima estrada de ferro a ser licitada é a que liga Açailândia (Maranhão) a Barcarena (região Metropolitana de Belém).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Queremos dar condições para que todos os projetos sejam atrativos, tenham a parceria da iniciativa privada e tragam as melhorias de infraestrutura que o Brasil precisa”, comentou Borges.
Seja o primeiro a comentar