O futuro estádio do Corinthians deve ter as obras iniciadas apenas em 2011, entretanto, estimativas já indicam uma ampliação da demanda de usuários nas linhas do Metrô e CPTM que servem a região.
O local onde será construído o novo estádio paulista, em Itaquera, é servido por duas estações de grande porte, que compõem sistemas sobre trilhos de alta capacidade: a Linha 3-Vermelha do Metrô, que liga as regiões leste e oeste da cidade, e o Expresso Leste/Linha 11-Coral, da CPTM, conectando o centro à zona leste da capital e da Região Metropolitana.
O empreendimento está cogitado para receber a abertura dos jogos da Copa de 2014. Neste sentido, como quem tivesse previsto o boom que o sistema deverá vivenciar caso isso aconteça, o Metrô e a CPTM garantem que os investimentos que ambos vêm recebendo serão suficientes para atender a demanda futura.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Conforme anunciado, recursos foram destinados para a compra de trens e modernização dos sistemas existentes. Assim, a capacidade conjunta de ambas as linhas será suficiente para transportar a lotação completa do estádio, estimada em 68 mil pessoas, em apenas 50 minutos. O tempo de viagem também será reduzido.
Para se ter uma ideia, quem mora próximo à região do Butantã, que fica a cerca de 30 km de distância, e leva aproximadamente 1 hora e meia de transporte público até Corinthians-Itaquera, fará o mesmo percurso em menos de 1 hora, utilizando a Linha 4-Amarela, quando o estádio ficar pronto (2013).
Todos as melhorias fazem parte do projeto ExpansãoSP, do governo estadual.
Seja o primeiro a comentar