A Ferrovia Centro-Altântica (FCA) concluiu em dezembro a reforma de 62 vagões do tipo tanque, destinados ao transporte de combustíveis. O trabalho, iniciado em fevereiro do ano passado, é resultado de uma parceria da FCA com a distribuidora Ipiranga e irá permitir a operação de aproximadamente 8 mil toneladas de álcool, gasolina e diesel no trecho que liga Candeias, na Bahia, a Montes Claros, em Minas Gerais.
O investimento, da ordem de R$ 1,5 milhão, foi realizado exclusivamente pela Ipiranga. A FCA ficou responsável pela mão de obra e operação. O montante foi aplicado na reforma dos vagões e também na modernização da oficina da ferrovia em Alagoinhas (BA), onde o trabalho foi realizado.
Entre as tecnologias empregadas nos vagões estão a adoção de mecanismos de proteção para o transporte de produtos inflamáveis e engates do tipo “double shelf”, que evitam o tombamento. Já a oficina passou por uma revitalização, incluindo a reforma da caldeira e da área de desgaseificação dos tanques, para eliminação de vapores inflamáveis e partículas sólidas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com a Ferrovia Centro-Atlântica, a reforma de mais vagões está sendo estudada para 2012, mas ainda não há estimativa de qual será o investimento.
Seja o primeiro a comentar